Katherine O’Neill é uma investidora anjo profissional na região de Nova Jersey, diretora da JumpStart New Jersey Angel Network (que tem atuação em toda região de Connecticut até Virginia) e da Associação Nacional de Investimento Anjo (Angel Capital Association – ACA, que agrega quase 200 grupos locais e regionais de anjos).

“Nos Estados Unidos, se você quiser ser anjo, você não pode ver um plano de negócio se não for rico o suficiente para perder aquele dinheiro”, ela posiciona categórica. “O número de anjos vem crescendo bastante, todos são movidos pela vontade de estar cercados de gente esperta”.

Katherine acrescenta, sobre o que esses anjos tem feito: “os integrantes da nossa rede nacional investem em 800 empresas por ano e já tem 5 mil empresas no portfolio, tendo analisado mais de 75 mil planos de negócio”. Comparando às empresas gestoras de venture capital (os famosos VCs), ela observa: “no final do dia, quem realmente está assinando os cheques para as empresas em estágio inicial são os anjos”. No total, em 2011, nos Estados Unidos, anjos investiram U$ 22,5 bilhões em mais de 66 mil investimentos, enquanto VCs investiram U$ 28,4 bilhões em pouco mais de 3.700 negócioos.

Confira estes e outros números e conhecimentos nos vídeos aqui abaixo uma entrevista exclusiva que eu fiz com ela e também a palestra que ela apresentou no lançamento da Aceleratech em São Paulo (cujo co-fundador, o brasileiro Mike Ajnsztaj, também participa da Jumpstart).

Observação: os vídeos estão em inglês.

No vídeo da entrevista, o áudio está alto, então reduza o volume antes de iniciar.

Veja ainda o que Katherine apresentou em sua palestra no lançamento da Aceleratech. Este vídeo está com áudio mais baixo, então aumente o volume e até maximize a tela para enxergar os slides.