Ajudar as pessoas na conquista dos sonhos e objetivos profissionais e financeiros, como comprar a casa própria ou fazer faculdade. Essa é a meta do portal Konkero, lançado recentemente.

De maneira divertida e com informações simples de entender, a Konkero pretende ajudar seus usuários a gastarem melhor para, desta forma, conquistarem mais bens.

O site foi lançado com oito objetivos iniciais que poderão ser trilhados pelos usuários: comprar uma casa, comprar um carro, fazer faculdade, pagar dívidas, aprender outro idioma, viajar, gastar melhor e ganhar mais.

O funcionamento é simples: após a pessoa escolher a tarefa que quer conquistar, começará a trilhar um passo-a-passo de como alcançar esse objetivo. E neste caminho, o site oferecerá informações em formato de vídeos explicativos, infográficos e textos. A Konkero foi idealizada por Guilherme de Almeida Prado, empresário e cofundador da agência de promoções e eventos Plano1.

A Konkero é uma empresa privada, mas com foco em empreendedorismo social. Nesse primeiro momento, a empresa está sendo administrada com fundos próprios do diretor. Mas a ideia é captar recursos de fundos de investimentos, anúncios e seções patrocinadas no site e, mais para frente, com serviços premium (metade do conteúdo do site ser gratuito e a outra metade ser disponibilizada aos assinantes por uma assinatura média de R$ 10).

Diferenciais

Além de mostrar em detalhes o que cada usuário precisa fazer para conquistar os sonhos, a Konkero deixa o usuário livre para escolher que caminho trilhar. “Diferente dos consultores financeiros tradicionais, que são uma catequese para poupança e para a parcimônia, na Konkero deixamos que cada um faça suas escolhas. Acreditamos que, assim, o resultado é mais efetivo”, afirma Guilherme Prado, diretor da Konkero

O portal também nasce com a proposta de ser um grande selecionador de conteúdo, uma vez que o excesso de informação imprecisa na internet quase sempre leva a escolhas erradas. Também por isso, há a preocupação em ser um site simples e objetivo.

Números

Com menos de 3 meses de vida, a Konkero conquistou mais de 4 mil fãs no Facebook e impactou 200 mil usuários por meio da rede social. A meta é atingir 500 mil usuários em 1 ano. Neste ano, a Konkero vai operar com recursos próprios, sem prever receita. Para 2013, a empresa projeta um faturamento de R$ 2 milhões captados de anúncios, patrocínios e venda de assinaturas de serviços premium.

Sobre a Konkero

A Konkero é uma iniciativa de empreendedorismo social inédita no Brasil. É uma empresa privada que tem como core business impactar positivamente um grande número de pessoas. O site nasceu da busca de seu idealizador por um trabalho que tivesse maior impacto social e que estimulasse as pessoas a conquistarem seus objetivos. “Reduzir despesas é chato, mas importante. Por que não transformar em algo divertido e recompensador?”, analisa. Konkero significa “conquista” em esperanto, língua internacional baseada no latim e que foi criada para facilitar a comunicação entre pessoas do mundo inteiro.

Sobre o diretor

Guilherme de Almeida Prado é diretor-geral da Konkero. Mestre e graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, foi um dos fundadores da agência de promoções e eventos Plano1. A agência foi listada em 31º e 35º lugar, respectivamente, no ranking “As 200 Pequenas e Médias Empresas que Mais crescem no Brasil”, elaborado pela consultoria Deloitte para a revista Exame PME.

A ideia surgiu da vontade que o Guilherme tinha de desenvolver um trabalho com maior impacto social. A esposa dele é professora do Mackenzie e também desenvolveu uma tese de mestrado voltada para a classe C. Então ele uniu a experiência que tinha com a nova classe média (na Plano 1, viajou o país todo e teve contato direto com esse consumidor) ao projeto pessoal. Para dar forma à Konkero, o Guilherme também contratou a jornalista Belisa Rotondi, que trabalhou por 4 anos da Viva! Mais, da editora Abril – publicação especializada no público de classe C. Hoje, a Belisa é a editora de conteúdo do site.