Gosto de gente que entende o problema das palavras e aprende a inovar com isso. Significa: mais essência, menos maquiagem. Questionei o empreendedor Hugo Dórea e ele acabou por ajustar seu produto e redigir um artigo, onde demonstra conhecimento do mercado onde quer encaixar seu produto AionPhotos. Daqui em diante, as palavras são dele.

“O mercado de fotografia é um mercado que está em crescimento constante. Pessoas estão, cada vez mais, buscando se profissionalizar ainda mais para poder entregar mais qualidade a seus clientes. Como mercado dinâmico que é, alguns problemas ainda são muito recorrentes. Um desses problemas é o processo de seleção de fotos por parte dos clientes dos fotógrafos.

Constatei isso de perto com meu irmão e minha cunhada, ambos fotógrafos profissionais. Quando eles fotografavam um evento de um cliente (festa, casamento, etc) sempre depois dessa etapa vinha o passo que mais atrasava a finalização do projeto como um todo: a escoha das fotos por parte dos clientes deles para que pudessem prosseguir com o tratamento das fotos, montagem dos álbuns etc. Este era um processo bem trabalhoso para eles, pois, a partir desse momento, as coisas começavam a desacelerar. Primeiro ele baixavam as fotos da máquina, depois gravavam num CD e entregavam para os clientes. Como esta forma não é eficiente, os clientes demoravam para escolher suas fotos, às vezes perdiam o CD, tinham que anotar à mão os nomes das fotos escolhidas. Era uma dor de cabeça.

Um dia, conversando com eles sobre o mercado de fotografia, eles me falaram desse grande desafio que era fazer com que os seus clientes escolhessem as fotos num período de tempo menor, com mais eficiência e que não lhes desse dor de cabeça só de pensar nessa etapa. Então eles me falaram: “Poxa, imagina se a gente tivesse um sistema online onde nossos clientes pudessem escolher suas fotos sem a que gente precise mandar CDs para eles”. Dai, veio um estalo em minha mente: “Vamos fazer um sistema que supra essa necessidade!”. Foi aí que nasceu a AionPhotos.

Na AionPhotos, o fotógrafo não mais se preocupa com a etapa de escolha de fotos por parte de seus clientes. Nós os ajudamos nisso provendo um plataforma de fácil utilização e de rápido desempenho, tanto para o fotógrafo quanto para os seus clientes.

O fotógrafo se cadastra, depois cadastra um cliente. Feito isso, ele criará um álbum, podendo indicar o prazo que seu cliente terá para escolher as fotos, quantidade de fotos que este cliente contratou e, depois de criado, começará a fazer os uploads das fotos de um determinado evento. Ao final desse processo, depois de todas as fotos “subidas”, ele então envia o álbum para o seu cliente, que por sua vez, recebe via e-mail, um login, senha e link para acessar o álbum e então, fazer suas escolhas.

Durante o período de seleção de fotos do cliente, a AionPhotos facilita ainda mais a comunicação entre as partes. Tanto ele como o fotógrafo podem fazer comentários nas fotos individualmente, como deixar mensagens no álbum como um todo. A cada nova mensagem ou comentário, ambos serão notificados via e-mail. Assim que o cliente finaliza as suas escolhas, o sistema avisa ao fotógrafo que, pode então, salvar uma prova em pdf contendo as escolhas de seu cliente. Tudo muito rápido e simples.

Com relação a custos, o fotógrafo poderá escolher um de dos nossos 5 planos mensais, com quantidades de fotos diferenciadas para uploads. Além disso, ele ainda poderá comprar créditos para fazer mais uploads, caso a quantidade contida em seu plano tenha acabado e ele precise fazer mais uploads e não queira mudar plano. Em resumo, a AionPhotos é um produto que visa ajudar o fotógrafo, tornando o seu trabalho mais ágil e profissional.

Fundadores

  • Hugo Dórea: Programador e design com mais de 7 anos de experiência, responsável por toda a parte técnica e de desenvolvimento do projeto;
  • Flora Calazans: Administradora, responsável pelo desenvolvimento do projeto e também, pela parte financeira;
  • Tutti Cabussú: Psicóloga por formação, responsável pela parte administrativa e burocrática”.