O Sonoma é uma empresa criada por uma equipe de profissionais com grande reconhecimento tanto na área de enogastronomia quanto na de e-commerce. Adotando o modelo de venda privada, o Sonoma oferece aos seus membros seleções semanais em quantidades limitadas, com preços até 60% abaixo do mercado.

O fundador do Sonoma é o americano Alykhan Karim, 28 anos, que mora no Brasil há dois anos. Alykhan é formado em Relações Internacionais com especialização em Economia da América Latina, fala espanhol e português fluente e, por ser da Califórnia e apaixonado por vinhos, conviveu muito com a vinicultura da região. Impressionado com a grande diferença entre os preços e a dificuldade de acesso a  vinhos de qualidade  no Brasil, comparado ao Estados Unidos, resolveu trazer o novo modelo de comércio eletrônico  para baixar bem as margens, ainda oferecendo aos membros do Sonoma produtos de alta qualidade.

A equipe Sonoma tem muita experiência na área de e-commerce. Alykhan gerenciou a área de vendas na empresa de e-commerce Oppa, recentemente montada no país por outro jovem empresário estrangeiro. Em São Paulo, o americano associou-se a Edson Barbosa para esse novo projeto. Com muita experiência também em e-commerce, Barbosa foi CEO da primeira grande loja virtual de vinhos no Brasil, a Estação do Vinho.

Para o projeto Sonoma, contaram com a ajuda de Marco Del Vale Martins, sócio minoritário do projeto e conselheiro para marketing e TI. Formado na University of Southern California em ciência da computação e com MBA da FGV, Marco é sócio da Jüssi Intention Marketing, uma agência de marketing digital especializado em trabalhos com startups, tendo clientes como Peixe Urbano e Baby.com.br.

Com um investimento inicial em torno de 600 mil reais, estruturaram-se para tentar mudar o comércio no mundo do vinho e da gastronomia. Escolheram o modelo de venda privada, um site com visibilidade apenas para as pessoas cadastradas, onde os produtos são negociados diretamente com as fontes, oferecidos em quantidades limitadas e com preços muito abaixo do mercado. Em vez de manter uma loja tradicional comprando de distribuidores, a equipe Sonoma negocia com vinícolas e produtores artesanais e serve como um portal para conectá-los com os membros do site.

Será que o mercado de vinho está pronto para esse modelo? Os sócios apostam que sim. “Hoje o crescimento de consumo de vinho e produtos gourmet no Brasil é impressionante,” analisa Alykhan. Pesquisando o mercado, observou um crescimento de 13% na venda de vinhos por volume (2010/2011) no Brasil, com um faturamento aumentando 19,6%, o que torna investimentos na área de vinhos no Brasil muito atraente, principalmente se comparados com o mercado americano, onde a expectativa de crescimento de consumo de vinhos para o período (2010-2013) é de 3% por ano. Também expressiva é a expectativa de crescimento do e-commerce para 2011-2012 de 33.6%, para uma quantidade de internautas de 82.4 milhões de pessoas no Brasil.

“No Brasil existem hoje vinhos e produtos gourmets incríveis, diferenciados, porém por falta de margem para sua divulgação são de difícil acesso para o público em geral”, explica Jô Barros, a sommelière do Sonoma, eleita a melhor sommelier do Brasil em 2011 pela revista Prazeres da Mesa. “O Sonoma quer ser o link entre produtor, ou importador, e o consumidor final”, explica ela. Jô também foi cativada pela ideia do Sonoma, optando por trabalhar exclusivamente neste projeto, se juntado aos sócios nesta missão.

A empresa começou suas atividades em 1 de julho e no final do mês já contava com 35 mil cadastros no site e quase 100 mil amigos no facebook, principalmente pela divulgação boca a boca. “Já tivemos clientes comprando 5 vezes no primeiro mês, já á se tornaram VIP, nunca mais vão pagar custo de frete nas entregas”, conta empolgado Alykhan. A expectativa de faturamento em 2012 para as atividades do Sonoma é de R$1.500.000,00.

No quesito de oferta de produtos, a equipe do Sonoma promete ser extremamente rigorosa na seleção dos vinhos oferecidos e produtos gourmets. Os produtos são avaliados e escolhidos pela equipe de curadores com 3 critérios básicos: qualidade; relação custo x benefício e a resposta positiva para uma pergunta simples: “Eu teria esse produto em minha casa?”.  A rede de contatos destes especialistas vai garantir o acesso a produtos especiais, grandes oportunidades e com certeza grandes negócios. “O Sonoma quer ajudar a ambos, novato e conhecedor, a navegar neste mundo”, explica Edson Barbosa.

Para realizar essa missão, além das boas ofertas, o Sonoma também cria conteúdo de alta qualidade, escrito por jornalistas especializados na área, num estilo diferente das mídias especializadas: simples e claro, com uma linguagem lúdica e divertida. “Escrevemos como se fôssemos um amigo descrevendo um vinho”, comenta Jô Barros. “Os amigos costumam passar confiança e credibilidade nas suas dicas e é exatamente isso que queremos ser para nossos clientes”.

O Sonoma entrega em toda a região sul e sudeste do Brasil, geralmente no prazo de até 5 dias. O pagamento pode ser parcelado em 3 vezes e, para compras acima de R$200,00, não é cobrado o frete como promoção de lançamento. Em breve o Sonoma vai atender outras regiões do Brasil.

Equipe Sonoma 

  • Alykhan Karim: Formado em Relações Internacionais e Estudos da América Latina na Universidade Brown, que faz parte da Ivy League americana. Gerenciou na  Wall Street um portfólio de 4 milhões de dólares conseguindo retornos positivos todos os anos, inclusive de 30% em 2008, o ano da crise financeira americana. Possui muita experiência no mundo de startups, tendo sido Gerente de Desenvolvimento de Negócios para IvyDate e Diretor de Serviços e Vendas para Oppa, startup brasileira de comércio eletrônico de móveis de design;
  •  Edson Barbosa: Formado em tecnologia de computação pelo ITA, com MBA da Fundação Dom Cabral. Trabalhou muitos anos no mercado financeiro antes de se tornar CEO de Estação de Vinhos, loja de vinhos virtual, em 2008;
  • Jô Barros: Ganhou titulo de melhor sommelière do Brasil em 2011 pela Revista Prazeres da Mesa e também foi indicada pela revista Veja SP como melhor sommelière de SP. Atuou como sommelière nos restaurantes D.O.M. , Dalva e Dito, Dui e Arola 23. Antes disso, por 5 anos, trabalhou em navios de uma linha americana como sommelière, quando teve oportunidade de visitar inúmeras vinícolas do mundo. Possui um MBA em Logística do Senac;
  • Rafael dos Santos: Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista, especializou-se em Jornalismo Gastronômico pela Universidad Complutense de Madrid. Tem experiência em comunicação coorporativa, jornalismo on-line e cultural;
  • Andressa D’Amato: Formada em Jornalismo pela FIAM, com passagem por diversos cursos e workshops no exterior, já atuou em webtv e diversas revistas e mídias;
  • Josê Estan: Estudou mecatrônica na Poli-USP e hoje estuda administração na FEA. Cozinheiro e amante de gastronomia. Atua na área de estratégia de mercado e da curadoria gastronômica;
  • Raul Sakai: Desenvolvedor e web designer no Sonoma. Foi fundador de E-Commerce Solutions, uma empresa especializada na criação e melhoria de sites de comércio eletrônico nos EUA e no Brasil;
  • Felipe Torres: Formado em Design Digital pela Unibero, é especialista em e-commerce, mídias digitais e web;
  • Denise Abreu Rodrigues: Discente de Curso de Direito pela Universidad Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Suporte Sonoma. Trabalhou como Analista Jurídica pela B2W e gerente de Mídias Sociais pelo Baby.com.br.