A Telefônica | Vivo acaba de atingir 4 milhões de usuários de seus serviços de educação desenvolvidos para contribuir com a disseminação do conhecimento, por meio da conectividade, em todo o País. A marca alcançada ocorre no momento do lançamento da promoção “Volta às Aulas”, que oferece 60 dias de uso gratuito da Nuvem de Livros, a biblioteca online com mais de seis mil títulos de conteúdo.

Criada em parceria com a Gol Mobile, a Nuvem de Livros foi a primeira solução de e-books e m-books lançada por uma operadora do Brasil e está à disposição desde outubro do ano passado com o objetivo de conectar clientes ao universo da cultura e educação. O novo assinante pode acessar o serviço por meio de computadores, modem e tablets com sistema operacional Android. No caso de smartphones, a gratuidade é de uma semana. Para quem já é cliente Vivo, o custo de contratação da Nuvem de Livros é de R$ 1,99 por semana, que dá direito ao acesso por todos os dispositivos disponíveis. Para os clientes Speedy, o valor será de R$ 6,90 por mês.

Para se cadastrar, o cliente da operadora móvel deve enviar SMS com a palavra NUVEM para o número 1515 ou acessar o site www.nuvemdelivros.com.br, digitar o número do celular Vivo e confirmar a assinatura  com a senha recebida por  SMS. O serviçopode  ser  acessado por computadores e por  meio da instalação de um aplicativo gratuito disponível na Loja de Serviços e Google Play.

Livros, audiolivros e videoaulas

Sob a curadoria do escritor Antônio Torres, a plataforma criada pela editora da Gol Mobile reúne todos os gêneros literários, biografias, crônicas, poesia, atlas, enciclopédias, dicionários, entre outros. Há obras das principais editoras do País, como Moderna, Nova Fronteira, Melhoramentos, Garamond, Ediouro, Fundação Roberto Marinho, Instituto Tomie Ohtake, Canal Futura, Barsa Planeta, SESI, entre outros importantes provedores e produtores de conteúdo. No acervo, obras de autores de destaque estão à disposição dos clientes, como Ariano Suassuna, Eça de Queirós, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Oscar Wilde e Shakespeare.

O usuário também tem acesso a conteúdos multimídia da Fundação Roberto Marinho, como o Novo Telecurso e Tecendo o Saber, para os ensinos fundamental e médio, e audiolivros que incluem títulos campeões em vendas, como “1822”, “Alô, Chics!”, “50 Anos e Mil” (biografia do músico Lobão).  O acervo também conta com entrevistas exclusivas com escritores como Moacyr Scliar, Ruy Castro, Ignácio de   Loyola  Brandão,  entre   outros,  além  de audiolivros e audiocursos.

A experiência de ler um livro em tela é cômoda, pois o leitor pode fazer tudo que faria em um livro impresso, inclusive ouvir o som das páginas virando enquanto lê a obra. É possível marcar trechos, tomar notas, adicionar marcadores e copiar pequenas passagens. O usuário também terá acesso a um serviço de alertas SMS, que vai notificar novidades e títulos em destaque na biblioteca virtual. Uma plataforma intuitiva que facilita o acesso à cultura por meio de um clique.

Outras iniciativas em educação

 Além da Nuvem de Livros, a Vivo oferece outros serviços voltados para educação: o Vivo Português com o Professor Pasquale, e o Kantoo, um serviço para o ensino de idiomas através do celular, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. Com o Kantoo, clientes podem aprender os idiomas inglês e espanhol por meio de SMS, voz e web, e com a facilidade de aplicativos móveis, que permitem o estudo em qualquer lugar.O preço do serviço varia de R$ 1,99 a R$ 6,99 pela assinatura semanal, dependendo do idioma e do formato de acesso e a primeira semana de uso é sempre gratuita. Para ativar o serviço, basta acessar a Loja de Serviços Vivo (vivo.com.br/lsv) pelo computador ou celular.

 O “Vivo Português com o Professor Pasquale”, por sua vez, é um serviço para melhorar o conhecimento da língua portuguesa e que, em um mês de oferta, já conta com mais de cem mil clientes. Por meio deste serviço, o consumidor tem acesso a conteúdos que ajudam a esclarecer as dúvidas mais comuns do nosso idioma. Os conteúdos do serviço são apresentados em temas como acentuação, vírgula e pontuação, conjugação dos verbos, concordância verbal e nominal, crase, entre outros, reunidos para quem quer se expressar corretamente.

O conteúdo chega ao assinante via SMS e também pode ser acessado por portal de voz e internet. Todo o histórico do usuário é armazenado na internet e o ciclo seguinte é definido com base nas principais dúvidas do usuário, permitindo, assim, que cada cliente seja atendido em suas dificuldades de forma personalizada. Além disso, o usuário tem à disposição um conteúdo mais aprofundado, disponível na internet no formato de fascículos virtuais.

Para assinar o serviço, basta enviar um torpedo com a palavra PASQUALE para o numero 1515, ligar gratuitamente para *6065 de seu celular Vivo ou acessar www.professorpasquale.com.br. O custo semanal é de R$2,99 e a primeira semana é gratuita. A troca de SMSs e acesso aos portais de voz  e internet, via operadora, também são gratuitos para os assinantes. São parceiras da Vivo no projeto a Movile, Gold Editora, Reverso Projetos Interativos e Supportcomm.