A Redpoint e.ventures anunciou o lançamento de seu primeiro fundo, de US$ 130 milhões.

É o maior fundo de Capital Empreendedor (Venture Capital, “de risco”) do Brasil focado em empresas de Internet em estágio inicial e o primeiro fundo de Capital Empreendedor patrocinado por fundos de primeira linha do Vale do Silício (EUA) e inteiramente dedicado a investimentos na região.

O fundo de investimentos da Repoint e.ventures tem como objetivo apoiar startups brasileiras por meio do aporte de recursos, acesso às melhores práticas de gestão e à rede global de investimentos da firma nos EUA, Europa, China, Japão e Rússia.

Sediados no Brasil, os sócio-fundadores Yann de Vries, Anderson Thees e Nicholas Reise irão gerenciar o fundo (com o suporte das redes Redpoint e e.ventures), que já possui cinco investimentos ativos: Viajanet, Grupo Xangô, 55Social, Shoes4you e Sophie&Juliete. O fundo irá utilizar sua expertise global em e-commerce, mobile, mídia e computação em nuvem para ajudar empreendedores locais a construir companhias líderes em seus mercados.

“O Brasil é um dos mercados emergentes mais promissores para a indústria global de tecnologia”, afirma de Vries. “Firmamos nosso compromisso de longo prazo com os empreendedores do País por meio de um fundo de porte significativo e focado no nosso mercado. Nossa plataforma é única e vai construir pontes sólidas com o Vale do Silício e com outros mercados-chave, como a Europa, a Rússia e a China, que estão procurando por novas oportunidades de crescimento – e investimento – no Brasil”, completa Thees.

As patrocinadoras Redpoint e e.ventures começaram a investir no Brasil em 2009. No início de 2012, uniram forças em uma joint venture sediada no País, chamada de Redpoint e.ventures. A firma rapidamente captou seu primeiro fundo para apoiar de forma efetiva o crescente ecossistema de startups brasileiro, com uma equipe dedicada e uma estratégia bem objetiva. Essa nova abordagem oferece às empresas brasileiras que estão iniciando os seus negócios uma combinação única de apoio e suporte local, juntamente com visões e experiências dos sucessos globais de ambas as firmas de investimentos, que têm, em seu portfólio, companhias que vão desde Groupon e Netflix até Angie’s List e HomeAway.

“Pela primeira vez, no Brasil, temos uma firma de Capital Empreendedor de nível internacional, que traz a combinação entre uma sólida presença local, um grande fundo dedicado à região, juntamente com expertise, rede de contatos e recursos locais. Sem dúvida, os empreendedores brasileiros e o ecossistema de startups local irão se beneficiar muito do nível de apoio que a Redpoint e.ventures traz para o nosso mercado”, afirma Romero Rodrigues, empreendedor brasileiro pioneiro em Internet e CEO do Buscapé (do Grupo Naspers).

Sobre a Redpoint e.ventures 

Joint venture entre a Redpoint e a e.ventures, a Redpoint e.ventures é uma nova firma de Capital Empreendedor sediada em São Paulo cujo objetivo é auxiliar empreendedores no mercado brasileiro de rápido crescimento. A Redpoint e.ventures traz capital, acesso ao Vale do Silício e as melhores práticas globais para startups de alto potencial. A firma foi estabelecida com uma equipe local e irá utilizar sua rede de contatos no Vale do Silício e global para ajudar a desenvolver o crescente ecossistema empreendedor no Brasil. Para mais informações, visite www.rpev.com.br.

Sobre a Redpoint Ventures

Fundada em 1999, a Redpoint Ventures é uma firma de investimento de Capital Empreendedor líder no segmento de tecnologia, com mais de US$ 3 bilhões sob gestão. O foco da Redpoint é investir globalmente em empreendimentos de tecnologia nos setores de Internet, mídias digitais e mobile para acelerar seu crescimento e ajudar a construir companhias de sucesso. Seus sócios já se envolveram em 41 IPOs e 66 aquisições. Sua sede fica em Menlo Park, Califórnia (EUA), com escritórios em Los Angeles e Shangai (China). Para mais informações, visite www.redpoint.com.

Sobre a e.ventures

Fundada em 1998 e construída a partir de uma forte cultura de empreendedorismo, a e.ventures é uma firma de Capital Empreendedor de escala global. A firma faz investimentos em cinco regiões: BV e.ventures (EUA); e.ventures Europe; e.ventures Rússia, Infinity e.ventures (China e Japão) e Redpoint e.ventures (Brasil e América Latina). A equipe e.ventures tem investido em companhias de Internet por mais de 15 anos e opera como um só time, combinando estratégia e filosofia de investimento globais com presença e visão locais. Focada exclusivamente na interseção de Internet de consumo, mídia e mobile, a e.ventures tem como missão ajudar empreendedores a construir companhias transformadoras. Para mais informações, visite www.eventures.vc.