Achei muito interessantes os tópicos que serão abordados por Marcelo Nakagawa – consultor de negócios que figura entre a nata dos mais respeitados no meio startup – em uma oficina especial realizada em parceria entre a Anjos do Brasil e a Escola Empreendedora.

Nakagawa trabalha como professor de empreendedorismo, coordena o Centro de Empreendedorismo no Insper e o programa de inovação da Endeavor. Para ele, empreendedores de todos os tipos (especialmente de startups) precisam conhecer os mercados onde pretendem atuar, mas também precisam entender sobre gestão e as dinâmicas do mercado de investidores que apoiam o empreendedorismo.


Até eu, que já tive a oportunidade de aprender com ele e com outros feras (inclusive empreendedors e investidores), gostaria de ouvir como ele vai abordar os seguintes tópicos:

1. Empreendedorismo como opção de carreira;
2. Fontes de financiamento de negócios;
3. Introdução ao investimento anjo no Brasil e no mundo;
4. A lógica do investimento anjo;
5. Os tipos de investidores anjo e suas expectativas;
6. Os prós e contras do investimento anjo para o empreendedor e seu negócio;
7. Estratégias e modelos de negócios que podem atrair investidores anjo;
8. Estudos de caso de sucessos e fracassos de investimentos anjos;
9. Onde estão os investidores anjo;
10. Como se preparar para buscar um investimento anjo;
11. Dicas de como aumentar suas chances de captação de recursos;
12. Fundamentos de negócios
a. O valor do dinheiro no tempo
b. Diferenças entre custo, despesa e investimento
c. O ciclo PDCA
d. Geração de valor
e. Visão, missão e estratégia

O workshop no qual estes temas serão abordados visa a esclarecer e capacitar  empreendedores de negócios nascentes em busca de investimento (especialmente de anjos) para o desenvolvimento do negócio. A Escola Empreendedora é uma série de atividades que vem sendo promovidas no espaço de coworking MyJobSpace, em São Paulo (onde aconteceram as duas edições da Virara Empreendedora). Para saber mais e se inscrever, acesse o site.

Imagem: J. T. Gorus (em Flickr Commons)