O Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), através da sua revista Technology Review, busca a cada ano, há mais de uma década, pelos jovens inovadores com menos de 35 anos que mais se destacam no mundo para lhes oferecer o Prêmio TR35. Sergey Brin (Google) e Mark Zuckerberg (Facebook) já foram contemplados como vencedores. Este ano, o Technology Review em português convoca a primeira edição do Prêmio TR35 Brasil. O objetivo é encontrar trabalhos fascinantes, inspiradores e novos capazes de revolucionar o mundo da tecnologia e os negócios em um futuro próximo.

O prêmio engloba uma ampla gama de setores de atividade, desde a biotecnologia, o desenvolvimento de novos materiais, energia, software, transportes, internet, entre outros. Um painel de juízes selecionará, entre os candidatos, os dez jovens inovadores com projetos de maior destaque. Entre estes dez ganhadores serão nomeados, ainda, outros dois ganhadores: Inovador do ano e Inovador Solidário do ano.


A organização afirma:

“Buscamos pessoas cujo trabalho em qualquer uma destas áreas signifique uma grande promessa de desenvolvimento já nas próximas décadas. Nosso objetivo é reconhecer o desenvolvimento de novas tecnologias ou a aplicação criativa de tecnologias já existentes para resolver problemas atuais. Queremos recompensar o trabalho criativo, original e relevante não somente para a indústria da sua área de trabalho, mas também para a sociedade como um todo”.

Os prêmios TR35 consolidaram um grande prestigio internacional e são uma ferramenta para descobrir jovens talentos com grandes projetos de inovação. Os prêmios TR35 não promovem remuneração financeira. Os premiados ganham prestigio, contatos para o desenvolvimento do projeto e a possibilidade de fazer parte de uma comunidade internacional.

O único requisto para poder concorrer a um prêmio é que o candidato tenha menos de 35 anos na data de entrega dos prêmios. Buscam-se jovens brasileiros ou residentes do Brasil, que cumpram esse quesito e que, mediante o desenvolvimento de novas tecnologias ou a aplicação criativa de tecnologias já existentes, se destaquem de forma considerável em suas áreas de pesquisa e seja uma promessa para o futuro.

Os interessados podem desenvolver seu trabalho em universidades, centros de pesquisa púbicos ou privados, negócios emergente ou grandes empresas, entre outras instituições ou empresas. Não podem indicar a si mesmos se não forem especialistas em suas áreas de conhecimento, pessoas do seu âmbito profissional ou acadêmico devem apresentar sua candidatura. Veja o site do TR 35 Brasilindique seu candidato.