Yussif Neto, Felipe Oranges e Victor Stabile venceram a segunda edição paulistana do programa de aceleração Startup Farm com um aplicativo que torna automatizado e portátil o envio de cartões postais. Com o aplicativo iPostal, qualquer pessoa pode tirar uma foto ou selecionar uma imagem arquivada em seu smartphone, escrever uma mensagem, adicionar o endereço (destinatário e remetente), digitar o cartão de crédito (ao custo de R$ 2,99) e pronto: em até 4 dias úteis o cartão chega no local solicitado, contendo a imagem impressa em alta definição. O aplicativo memoriza os endereços cadastrados pelo usuário e permite também a solicitação de postais via web.

Infelizmente, o app ainda não permite utilizar os endereços cadastrados na agenda do celular, pagar com carteira virtual (moip, pagseguro, pagamentodigital, paypal) ou memorizar o cartão de crédito (é necessário digitar cada vez). Mesmo assim, estando em beta, o iPostal já se mostrou um produto com público – já foram centenas de usuários que enviaram centenas de cartões. Um dado interessante é que 43% dos clientes já fizeram nova compra.

Testei o aplicativo, enviando para uma amiga uma foto que simboliza um momento divertido de amizade, enviei como surpresa e causei impacto. O postal está lá na geladeira e todo mundo pergunta sobre a tal foto. Está aí uma boa forma de enviar uma lembrança ou um convite (sem querer incitar ao spam).

Confira também o vídeo com todas as apresentações (pitches) do Startup Farm São Paulo II Demo Day.