Evernote e o­­ Blue Via, programa de desenvolvedores mundiais da Telefonica,  anunciam o  BlueVia Evernote &  Wayra Hackathon (BEW), que acontece nos dias 26 e 27 de maio, em São Paulo. O evento ocorre na Academia Wayra, espaço de incentivo ao desenvolvimento de projetos de inovação e empreendedorismo.

A hackathon, maratona de programação para incentivar desenvolvedores independentes na produção de projetos de TI, pretende estimular os participantes na criação de um aplicativo que integre os serviços do Evernote e do BlueVia.

Serão concedidos prêmios no evento para as 2 melhores ideias: R$ 3.500 para o primeiro colocado + 1 viagem para 1 pessoa para visitar a sede da Evernote na California por 1 semana; e R$ 2.500 para o segundo colocado.

“O Brasil é um mercado em expansão para o Evernote, seja pela ampliação da banda larga ou popularização dos smartphones e tablets. Nossa intenção é que esse tipo de iniciativa se torne cada vez mais popular por aqui, queremos descobrir os talentos brasileiros”, diz Luis Samra, General Manager da Evernote para América Latina. No ano passado, as vendas de smartphones cresceram 85% no Brasil em relação ao ano anterior, quando foram vendidos 4,8 milhões de aparelhos. O país está atualmente na 10ª posição do ranking dos mercados de smartphones no mundo, e pode atingir a 4ª posição em 4 anos, segundo dados divulgados pela consultoria IDC.

Durante o evento, o BlueVia e o Evernote serão as plataformas de desenvolvimento utilizadas pelos usuários presentes, que contarão com a consultoria das empresas. Os participantes deverão criar grupos de até 3 pessoas, com objetivos e ideias em comum. Os principais executivos das empresas organizadoras do evento vão selecionar os melhores aplicativos criados, seguindo critérios como viabilidade, inovação, qualidade, prazo e usabilidade. Estarão presentes no evento, Luis Samra, General Manager da Evernote para América Latina e Andrés Martinez, Marketing Manager do Blue Via.

A realização do BEW segue a tendência mundial de incentivo ao trabalho colaborativo como meio de atingir eficiência operacional. Todos os projetos apresentados deverão integrar as API’s (Application Programming Interface) do Blue Via e do Evernote. O BlueVia fornece API’s de web simples permitindo que os desenvolvedores possam se plugar rapidamente a serviços de rede móvel, como o de mensagens e faturamento. Já a Evernote, criadora de uma multi-plataforma de notas para diversos dispositivos móveis, oferece uma API aberta visando a construção de uma plataforma global para a memória humana. Os interessados podem se inscrever pelo site do evento.

Evernote Trunk Conference

A Evernote está envolvida com outros eventos de desenvolvimento ao redor do mundo. Um bom exemplo é a segunda edição do Evernote Trunk Conference, que acontece no dia 24 de agosto, em São Francisco (CA). O objetivo do evento é reunir a comunidade global de desenvolvedores do Evernote para interagir, participar de workshops e trocar ideias sobre produtos que podem tornar o aplicativo de notas ainda mais útil e popular. O nome do evento faz referência ao Baú do Evernote, onde estão disponíveis todos os aplicativos que podem ser usados com a ferramenta. Para mais informações, acesse http://blog.evernote.com/2012/05/11/the-evernote-trunk-conference-is-back/.

Sobre o Evernote

O Evernote está ajudando o mundo a se lembrar de tudo através da construção de produtos e serviços inovadores que permitem aos indivíduos captar, encontrar e interagir com suas memórias. Os aplicativos do Evernote estão disponíveis em todos os principais computadores, para web, celular e plataformas de tablet. Para mais informações, visite:http://www.evernote.com/about/intl/pt-br/

Sobre o BlueVia

O BlueVia é a nova plataforma de desenvolvimento global da Telefônica, que ajuda os desenvolvedores a levar aplicativos, serviços web, e ideias para o mercado. O BlueVia se apoia em quatro princípios fundamentais: escala, ferramentas, modelos de negócios e caminho para o mercado. O BlueVia oferece inovação, risco zero, modelos de negócio para desenvolvedores, junto com modelos ‘mix & match’  para criar múltiplos fluxos de receitas. Para tutoriais, mais informações, documentação e vídeo, visite: http://www.bluevia.com/