O Instagram, aplicativo para smartphones criado pelo brasileiro Mike Krieger, foi recentemente vendido para o Facebook por U$ 1 bilhão. Para empreendedores que sonham em criar os próximos sucessos no mundo digital, contudo, o caminho é árduo. É preciso planejamento, acesso a relacionamentos estratégicos e a investimento inicial.

Para auxiliar estes empreendedores, vem sendo realizado no Brasil o Startup Farm, programa inédito de aceleração de startups digitais, inspirados em iniciativas similares do Vale do Silício, que auxilia os empreendedores a executarem seus negócios, através de mentorias de especialistas experientes, dinâmicas, ferramentas de gestão em um processo hiper intensivo com duração de um mês. O programa começa dia 19/05. As inscrições para bolsas estão abertas até 08/05.

“Durante 30 dias, os empreendedores trabalham juntos em um espaço de co-working durante o dia, enquanto recebem mentorias  de grandes nomes da internet brasileira. À noite, temos sessões de conteúdo, com dinâmicas, palestras e apresentações.”, conta Felipe Matos, idealizador do programa e sócio-fundador do Instituto Inovação, que trouxe a iniciativa para o Brasil.

O Startup Farm conta ainda com patrocínio do fundo de investimentos Initial Capital e tem o apoio de empresas como Microsoft, Google e Buscapé, dentre outras. “Muitos dos nossos mentores são empreendedores de sucesso, como o Alex Tabor, fundador do Peixe Urbano. Temos também especialistas em temas como direito digital, marketing digital, finanças, dentre outros. É uma oportunidade única para empreendedores digitais”, diz Matos.

O programa termina com um Demo Day, grande evento aberto ao público em que as startups apresentam seus projetos para uma banca de investidores, que será realizado no dia 18 de junho, no auditório da sede paulistana da Microsoft.

Na primeira edição do programa, realizada em agosto do ano passado, uma das startups participantes, O Entregador – um sistema para delivery de comida online – foi adquirida pelo site de compras coletivas Peixe Urbano. Outra, a Wabbers, sistema que mostra o transito em tempo real no smartphone, recebeu investimentos da Inova Ventures.

A participação no programa custa a partir de R$ 2,3 mil reais por empreendedor e pode ser parcelada em até 15 vezes no cartão de crédito. “A empresa startup não precisa existir previamente, pode estar na fase de idéia”. Os empreendedores podem também concorrer a bolsas patrocinadas por empresas como Peixe Urbano, Fórum E-Commerce Brasil e Neomerkato.

As inscrições para bolsas terminam dia 08 de maio e as inscrições gerais, para participantes pagantes, vão até dia 14/05, através do site www.startupfarm.com.br.

Sobre o Startup Farm

O Startup Farm é um programa de aceleração de startups digitais inspirado em iniciativas similares do Vale do Silício. Em 30 dias, com o auxílio de mentores experientes, um grupo de empreendedores cria e acelera negócios digitais, passando por uma série de atividades de apoio ao seu desenvolvimento. No final do programa, as empresas são apresentadas a uma banca de investidores. A segunda edição de São Paulo acontecerá de 19 de Maio a 18 de Junho e as inscrições podem ser feitas até dia 08/05 (para bolsas) e 15/05 (pagantes). A participação custa a partir de R$2.300,00 por empreendedor e pode ser parcelada em até 15X no cartão de crédito. A empresa startup não precisa existir previamente, podendo estar em fase de ideia inicial. Estão disponíveis bolsas para perfis específicos patrocinadas por parceiros, como o Peixe Urbano, NeoMercado e Fórum E-Commerce Brasil.

O programa já acelerou mias de 60 empresas e gerou investimentos acima de R$ 4 milhões paras as mesmas. É uma iniciativa do Grupo Instituto Inovação, que há 10 anos atua no Brasil e na América Latina fomentando a inovação e empreendedorismo, através de serviços profissionais em gestão de inovação e de investimentos em capital de risco, realizados por suas empresas controladas: Inventta Consultoria e Inseed Investimentos. 

Sobre o Fórum E-Commerce Brasil

O E-Commerce Brasil é um projeto com o objetivo único de fomentar o mercado de comércio eletrônico no Brasil com conteúdo rico e avançado para da área, com diversas iniciativas de conteúdo e capacitação. É mantido pelas empresas Abril, Accurate Software, AllinMail, Aunica, Buscapé Company, BuyBuy E-shop, Café Azul, Certisign, Ciashop, ClearSale, Chaordic, CNT Log, Cobre Bem,

Comenta, Completa LOG, Dotstore, dp6, e-Next, ExactTarget, Experian Virtual Target, GPMídia, Grupo LeadMedia, Hybris Software, IBM, iMasters, Internet Innovation, Jet e-Commerce, KPL, Locaweb, Mercado Livre, MercadoPago, Moip, NeoAssist, PayPal, Profite , Pukis, Responsys, Scup, Sieve, Site Blindado, Softvar , Uniconsult e Vtex.

Sobre o Peixe Urbano

O Peixe Urbano é o primeiro e maior site de compras coletivas de origem latino-americana. Foi fundado no Brasil no início de 2010 por três amigos empreendedores com ampla experiência no mercado internacional de e-commerce, mídias sociais e marketing: Julio Vasconcellos, Emerson Andrade e Alex Tabor. A ideia foi introduzir na região um modelo de negócios que alavancasse o poder de mobilização da Internet para trazer benefícios relevantes à sociedade: um modelo ganha-ganha que coloca em contato os melhores prestadores de serviços de cada cidade e um número grande de consumidores interessados em conhecer novos estabelecimentos perto de suas casas. Em dezembro do mesmo ano, o Peixe Urbano anunciou a entrada do empresário e apresentador de TV, Luciano Huck, como novo sócio. Atualmente, o site está presente em mais de 70 cidades do Brasil, Argentina e México, e em breve será lançado em outras localidades.

Sobre a NeoMerkato

A NeoMerkato é uma rede de mais de 150 lojas de e-commerce no Brasil. Trata-se de um sistema que auxilia empreendedores a montarem lojas virtuais de forma rápida, de baixo custo e profissional. As lojas Neomerkato já atenderam milhares de clientes em todo o Brasil e a empresa está preparada para processar mais de 30.000 pedidos por mês. A Neomerkato possui um grupo de profissionais com mais de 70 pessoas treinadas para atender aos pedidos dos lojistas e prestar o melhor serviço aos seus clientes.