Novidade foi, para os organizadores, a palavra da noite na 4ª edição do The App Date São Paulo (TAD) – evento nascido em Madri e focado no universo dos aplicativos móveis. Fábio Nunes (@fnunesdias), Guilherme Santa Rosa (@gsantarosa) e Allan Kajimoto (@allanpk) trouxeram para o público as tendências do mobile commerce e a própria organização do TAD tinha muita coisa boa para contar.

Foto, texto e vídeo: TAD São Paulo.

Logo de cara Pedro Berti, organizador do The App Date São Paulo, anunciou que agora o evento conta com o patrocínio da Nokia e Microsoft. Silvia Valadares, gerente de startups da Microsoft, afirmou que está muito feliz com a parceria e garantiu que a empresa tem como objetivo desenvolver os bons negócios de amanhã. “Queremos ajudar Startups a terem sucesso e a ganhar dinheiro!”, disse.

Rogério Oliveira, mestre de cerimônias, chegou com mais notícias quentes. Serão promovidos Fóruns e Mesas de Trabalho para fomentar ainda mais o Mercado de Aplicativos no Brasil.

O primeiro palestrante da noite foi Fabio Nunes, COO da Navita. Ele falou de sua experiência na criação de apps para o Windows Phone e focou sua apresentação no top app Mercado Livre, que já está disponível em 21 países. “O lance é pensar mobile, o que significa pensar nessa tecnologia como um todo e não apenas editar bem o código fonte”, afirmou.

Guilherme Santa Rosa, CTO da Mowa, chegou para falar da Universo, uma ferramenta livre e gratuita que permite a criação de aplicativos multiplataforma por quem não é desenvolvedor.  “A partir de 2014, os usuários usarão mais o celular do que o computador para acessar sites. O grande desafio é fazer com que 644 milhões de sites sejam acessados de qualquer plataforma”, apontou.

Os apps criados na Universo funcionam em 99% dos celulares. Não é a toa que 10 mil apps já foram produzidos utilizando a ferramenta. “Queremos levar desenvolvimento gratuito de apps para quem não tem 10-20 mil para investir”, complementou Guilherme.

O último a falar foi Allan Panossian Kajimoto, CPO da Kekanto. O aplicativo Kekanto funciona como um guia da cidade, com uma grande diferença em relação aos guias comuns: quem avalia os estabelecimentos são os seus amigos. O app já tem mais de 240 mil downloads. “Lance algo muito simples e veja como o mercado reage. Mude tudo se precisar”, essa é a dica do sucesso desse app, segundo o próprio Kajimoto.

“Era exatamente o que faltava no mercado brasileiro. É ótimo que eventos como esse estejam surgindo no Brasil. É um espaço de contato entre desenvolvedores, designers, investidores e as empresas interessadas em colocar publicidade nos aplicativos.” dizTalita Ferreira (@talitaferreira), frequentadora assídua do TAD_SP, que trabalha com monetização de apps.

“Agora com os Fóruns e outros projetos que serão lançados, acredito que haverá ainda mais espaço para que a comunidade de interessados cresça e o mercado se desenvolva”, aposta Talita Ferreira.

Durante todo o evento, a exposição The App Photo, realizada em parceria com a Sambapix, coloriu as paredes do The HUB e mostrou toda a criatividade da galera que enviou fotos para a #theappdate_sp nas últimas semanas. Já o The App Jam, ficou por conta da performance sonora de Martin Avaro e do RedBull BPM, embalando o começo e o final da noite.

Participe da próxima edição do TAD_SP. O evento será dia 29 de maio, às 20h, no The HUB. o TAD_SP e poderá ser acompanhado ao vivo pela internet – haverá streaming via fanpage no Facebook.