Recebemos uma notícia interessante sobre um projeto que testemunhamos desde antes de se tornar real, e com o qual já mantivemos parceria.

A Empreendemia, rede social voltada a micro e pequenas empresas, recebeu este ano investimento da IVP (Inova Ventures Participações) – sociedade de participações de Campinas (SP) formada por empresários que investem em startups de tecnologia. Com o investimento, a IVP se tornou sócia minoritária da empresa (tem direito a 20%). “A IVP entrou na Empreendemia para ajudá-la a atingir suas metas e expandir seus negócios. Após esse período, a IVP sai e a empresa volta a ser independente”, diz Fernando Matt, sócio da C&T e diretor-presidente da sociedade de participações.

Entenda mais sobre a IVP nesta outra matéria.

Entenda mais sobre a Empreendemia nesta outra matéria.

Para Luiz Piovesana, um dos fundadores da Empreendemia, o investimento vai reforçar as bases da empresa e gerar retorno em pouco tempo. “A IVP vem nos apoiando e auxiliando em nossas estratégias, networking, por meio de dois conselheiros, o Fernando Matt e o Alexandre Neves, fundador da Kaizen. Esse apoio está sendo fundamental e acredito que nossa meta anual será atingida ou talvez superada antes do prazo previsto”.

Piovesana aponta que o sucesso da Empreendemia se deve principalmente ao fato de a rede conseguir engajar o pequeno empresário e conversar diretamente com esse público. “Temos a missão de criar ferramentas que facilitem o dia-a-dia dos pequenos empresários. Criar facilidades para realizar novas vendas e encontrar fornecedores é apenas o começo”, pondera. Para ele, o suporte da IVP vai reforçar ainda mais essa estratégia.

No ar desde o final 2009 e criado por um grupo de jovens empreendedores de Campinas (SP), a Empreendemia funciona como uma rede social em que empresas podem facilmente expor seus serviços e produtos. Com uma interface extremamente amigável, é possível criar rapidamente uma página para a empresa e já entrar em contato com possíveis clientes e fornecedores.

Uma companhia pode convidar outras para participar da rede ou procurar no diretório (organizado por estados ou por setor). Atualmente, a Empreendemia conta com mais de 12 mil empresas cadastradas. O portal Saia do Lugar é mais uma das apostas da Empreendemia. Hoje, ele é um dos maiores portais de conteúdo direcionado ao dia-a-dia do micro e pequeno empreendedor.

Sobre a IVP

Fundada em janeiro de 2011 pela rede Unicamp Ventures ― que reúne ex-alunos, ex-professores e empreendedores que passaram pela Unicamp ―, a IVP pretende investir até R$ 2,5 milhões em empresas de tecnologia da informação.

O objetivo da IVP é se tornar sócia minoritária de empreendimentos inovadores com grande potencial de crescimento. Além do investimento financeiro, a IVP aporta o capital intelectual de seus fundadores para apoiar o crescimento das suas investidas.  A estimativa é que a saída da empresa de participações nas empresas investidas, o chamado desinvestimento, ocorra em um prazo de cinco anos.