Airbnb, marketplace líder on-line que permite descobrir e reservar espaços únicos a pessoas em todo o mundo, anuncia hoje sua chegada oficial ao Brasil com a abertura de escritório local em São Paulo e a apresentação de Christian Gessner (à direita na foto) e Stefan Schimenes (à esquerda na foto) como Country Managers.

Com experiência anterior em renomadas empresas de Internet, Gessner e Schimenes serão responsáveis pelo desenvolvimento e expansão regional, além de coordenar o crescimento da empresa na América Latina.

 

Executivos receberam imprensa para um café da manhã em uma casa de alto padrão alugada por um dia pela plataforma

A demanda por hospedagens disponíveis pela Airbnb no Brasil cresceu aproximadamente 1200% em 2011. Para sustentar esta procura crescente, a Airbnb está investindo no mercado brasileiro com a abertura de escritório local, que irá focar no engajamento de comunidades em todo o país. “Nós estamos inaugurando o escritório aqui porque a comunidade brasileira tem nos mostrado muito sua paixão e interesse pela Airbnb”, diz o CEO e co-fundador Brian Chesky. “Todos os dias, cada vez mais brasileiros estão usando a Airbnb. Nossa rede de usuários aqui tem crescido tão rápido que o Brasil logo será um dos nossos maiores mercados no mundo”.

“Como o maior país da América Latina, o Brasil é um ponto estratégico para estabelecer nossa presença no mercado latino-americano”, afirma Christian Gessner. “Além disso, os brasileiros viajam frequentemente, tanto pelo país quanto para o exterior, e os números apontam que, cada vez mais, as pessoas estão reservando acomodações pela Airbnb”.

“Os grandes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos serão uma ótima oportunidade para o mercado nacional”, complementa Stefan Schimenes. “A Airbnb é a solução aos visitantes que desejam conhecer um Brasil autêntico, bem como aos próprios brasileiros, que poderão gerar uma fonte de renda extra com o turismo no país”.

A Airbnb anunciou recentemente que mais de 5 milhões de diárias foram reservadas pelo site, o que representa um aumento de 465% em 2011. Com mais de 100 mil imóveis disponíveis em 19 mil cidades de 192 países, a empresa é líder e pioneira no movimento de consumo colaborativo, conectando pessoas em uma nova era de economia de compartilhamento.

Estatísticas da Airbnb

  • Movimento global: 75% de todas as diárias reservadas em 2011 foram realizadas internacionalmente – o viajante ou o host (ou ambos) se localizava fora dos Estados Unidos. 70% dos listings (imóveis listados) da Airbnb são de outros países.
  • Brasil: o Brasil é um dos mercados que mais crescem no mundo para a Airbnb. Em 2011, mais de 33 mil diárias foram reservadas pelos anfitriões por meio da Airbnb no Brasil, quase 17 vezes mais que 2010. Apenas as diárias reservadas em Rio de Janeiro e São Paulo aumentaram mais de 1400% desde 2010.
  • Mais brasileiros estão usando a Airbnb todos os dias: viajantes reservaram mais de 52 mil diárias no Brasil por meio da Airbnb em 2011, quase dez vezes mais que 2010. Aproximadamente metade destes viajantes é do Rio de Janeiro ou São Paulo, mas há usuários de todo o Brasil utilizando a Airbnb. Para se ter uma perspectiva, o número de diárias em 2011 equivale a um hóspede brasileiro viajando pela Airbnb em 142 anos consecutivos.
  • Capacidade está crescendo, mas a demanda cresce ainda mais: mais de 11 mil listings da Airbnb foram criados no Brasil em 2011, o que significa 20 vezes mais do que 2010. Isso representa uma taxa de cerca de 200 novas acomodações listadas por semana. Mas mesmo este número não tem sido suficiente para satisfazer a crescente demanda pela Airbnb – pedidos de reserva aumentaram mais de 1100% em 2011. A procura pela Airbnb no Brasil está entre as mais altas em todo o mundo.
  • A Airbnb está oferecendo aos brasileiros um acesso direto a economia e mercado de turismo: os hosts brasileiros na Airbnb ganharam cerca de R$ 2,5 milhões até agora. Hosts ativos no Rio de Janeiro lucraram uma média de mais de R$ 10 mil cada até o momento.

Brian Chesky – Co-fundador e CEO da Airbnb: Brian é responsável pela visão estratégia e crescimento da empresa. Sempre buscando a criatividade, Brian foca em inovar a indústria atual com ideias que mudem a forma de viver das pessoas. Para alcançar o máximo de impacto e experiência da Airbnb, Brian deixou de lado um apartamento e tem vivido em casas na comunidade da Airbnb desde junho de 2010. Ele é comprometido em construir uma equipe talentosa e apaixonada pelo trabalho para cumprir a proposta da empresa.

Anteriormente, Brian gerenciou uma loja de design industrial em Los Angeles; mesmo nessa época, ele raramente tem sido visto sem uma caneta e um caderno de rascunhos nas mãos. Brian tem formação de Artes em Design Industrial pela Rhode Island School of Design. O executivo acredita que o principal diferencial da empresa é proporcionar o acesso a lugares que não seriam possíveis para muitas pessoas.

Christian Gessner: Antes de se unir a Airbnb, Christian foi co-CEO da Springstar para o Brasil e América Latina. Christian também foi gerente do Brandsclub, fundado pela Springstar em 2009. Ele também trabalhou na Deloitte em São Paulo e no Instituto de Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e, anteriormente, fez parte da construção da Strascheg Institute for Innovation and Entrepreneurship na Alemanha. Christian tem doutorado em gestão de inovação pela European Business School em Oestrich-Winkel/Germany.

Stefan Schimenes: Nascido e crescido em São Paulo, Stefan é graduado em Relações Internacionais na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e tem pós-graduação em gestão de negócios na Fundação Dom Cabral. Em sua última experiência, Stefan foi responsável pelas operações da Gourmeo na América Latina, um clube Premium com descontos em restaurantes finos. Ele também tem passagem em empresas como Mundo InNova, uma rede social que discute como inovar em negócios, e foi gerente de inovação na Tecnoset, uma empresa de TI que trabalha com terceirização. Além disso, Stefan foi gerente de vendas de e-commerce no Click On, um dos três maiores sites brasileiros de compra coletiva.

 

Sobre a Airbnb

Fundada em agosto de 2008 e sediada em São Francisco, na Califórnia, a Airbnb é um marketplace que administra uma comunidade confiável para que as pessoas anunciem, descubram e reservem espaços diferenciados pela Internet (via computador, tablets ou por celular). Seja um apartamento por um dia, um castelo por uma semana, uma vila por um mês, a Airbnb conecta pessoas em experiências de viagem únicas, a qualquer faixa de preço, em mais de 19.000 cidades e 192 países. Com serviços globais de atendimento a clientes e uma comunidade de usuários crescente, a Airbnb é a solução para as pessoas monetizarem seus espaços extras e mostrá-los a uma plateia de milhões de pessoas.

Assista a toda a conversa com a imprensa