Entre as mudanças que as  Tecnologias da Informação e Comunicação nos trazem, mais especificamente a Internet, a Web é a camada que combina diferentes serviços para inovar ou até criar novas soluções. As funcionalidades sociais, inatas desde o início da Web e da própria Internet, ganham fôlego cada vez maior e rebatizam a própria web de web social.

Com isso, hábitos pessoais, grupais, coletivos e corporativos transformam-se seguindo padrões (de crescimento, variação, combinação e espalhamento) parecidos com os padrões das TICs. Com isso em mente, os projetos tornam-se cada vez mais assumidamente e especializadamente colaborativos, co-criados por “multidões” de todos os tamanhos.

Nossa base de startups com cadastro voluntário StartupIntelligence e o Mapa das Startups Brasileiras do nosso parceiro Wikimapps podem ser considerados exemplos.

Quem analisa isso de perto é o empreendedor consultor Gil Giardelli. Recentemente, ele publicou uma compilação de exemplos. Confira. Sim, eu sou o Remus que ele cita no slide 8.