
O microfone aberto das nossas "startupolls" são outra forma de todos poderem se expressar no Startupi
Desta vez, deixamos a enquete por mais tempo devido a dois motivos: o assunto é polêmico e importante, e um representante do governo nos falou que em breve ia falar algo sobre o que estavam preparando.
Ainda não conseguimos saber do que pode se tratar. Mas chega desta “pesquisa de clima organizacional” específica no ecossistema, vamos aos resultados.
Creio que falam por si só, nem vou comentar (o mercado já comentou bastante neste post e especialmente neste).
Veja resultados das enquetes anteriores. Veja a nova enquete na coluna direita e participe!
Imagem: montagem de Diego Remus sobre fotos de mzacha (SXC) e cararr (SXC).
3 comments
O resultado, apesar de não ter sido surpreendente é bastante interessante, pois mais de 75% das pessoas acreditam que é necessário a criação de um programa para estimular a vinda de empreendedores globais para o Brasil.
Apesar da ampla maioria acreditar que tenha que ser feito um programa similar ao que foi feito no Chile, acredito que no Brasil temos necessidades diferentes e uma situação diferente da encontrada no nosso vizinho andino.
O grande objetivo do Startup Chile, que diga-se de passagem é uma excelente iniciativa do governo chileno, é de estimular o ambiente empreendedor no Chile. Acredito sim que isso é interessante, mas no Brasil já temos um ecossistema de empreendedorismo que já está se expandindo gradualmente e, por isso, seria mais interessante um movimento com foco na consolidação desse ambiente, ao invés do estimulo.
Outro ponto muito importante é a diferença entre as leis brasileiras e chilenas, o chile é muito mais fácil de um estrangeiro abrir uma empresa do que aqui no Brasil, a nossa burocracia poderia ser fatal para esse programa.
Resumindo, o programa Startup Chile está tendo um grande sucesso e visibilidade, mas não acredito que um programa com o mesmo objetivo implementado no Brasil fizesse tanto sucesso. Preferiria ver um programa que estimulasse o intercâmbio de empreendedores brasileiros para o Vale do Silício, Israel e outros locais com ambiente empreendedor punjante, além de estimular a vida de empreendedores de fora para trabalhar nas startups já existentes aqui no Brasil (quem sabe um sistema de bolsas). Dessa forma, o ecossistema brasileiro teria resultados mais interessantes na minha perspectiva.
O maior sucesso do SUP, ate agora, é fazer propaganda sobre o SUP. Como quase todas as incubadoras e "aceleradoras" e sites de compra coletiva por ai a fora… :-)
Olá Thiago, fique ligado na <a href="http://www.abstartups.ig.com.br” target=”_blank”>www.abstartups.ig.com.br pois estamos buscando parcerias para intercâmbio com outras organizações de Startups espalhadas pelo mundo! abraços
Our apologies, you must be logged in to post a comment.