São 54 empreendedores acelerando 19 negócios digitais inovadores em 30 dias. Nesta última semana eles colocaram toda a energia em transformar suas empresas em startups espetaculares.

Na edição carioca do programa, 54 empreendedores vindos do Rio de Janeiro, Itajubá (MG), Brasília (DF) e Curitiba (PR), estão desenvolvendo 19 empresas na área de TI, que entraram no programa em diferentes estágios de amadurecimento. Eles querem chegar ou reentrar no mercado mais fortes e preparados para que seus negócios tenham grande sucesso. Para isto, contam com a ajuda de cerca de 30 mentores experientes no mercado digital durante o dia e à noite e trabalham de forma colaborativa, mergulhados em desafios, pitches, networking, trocas e emoções diferentes a cada semana.

Após 3 semanas de muitas mentorias noturnas com conteúdos estratégicos para o desenvolvimento do negócio, como: Empreendedorismo, Processo Lean , Estilos de lideranças e Propósito, Pensar o Problema que o negócio responde, Gestão Ágil, Market Assessment, Protótipo do Produto ou Serviço, Business Model Canvas, Finanças, How to Pitch, Venture Capital… Ufa!

“Quando entramos no Programa, nosso empreendimento estava planejado para começar a rodar em 1 mês. Pensávamos que estava tudo certo. Então, quando imaginávamos colocar nossa equipe comercial na rua, percebemos que faltava pelo menos uma peça no quebra-cabeças e tivemos que repensar o negócio todo desde o início. Agora, estamos vivendo a pressão de abandonar o que acreditávamos para acreditar em algo melhor ainda” – (Time O Holandês – Arlindo Pereira Jr., Brunno Galvão, Pedro Marins e Victor Fontes)

O depoimento acima revela o sentimento de boa parte dos participantes do Startup Farm, realizado no Rio de Janeiro desde 29/10 até 28/11. Startup Farm é um programa com a missão de ajudar a construir empresas espetaculares, de forma inovadora, prática e vivencial durante um mês.

Os farmers participam do concurso para a seleção dos 3 times que mais se destacaram nos quesitos: viabilidade de mercado, consistência da solução proposta, capacidade de execução do time, modelo de negócios e finanças.

Há uma semifinal hoje, em que os 19 times concorrem e 6 são selecionados para a final, dia 28/11. “A ideia da competição é estimular o envolvimento e a busca pela melhoria contínua dos negócios, permitir networking e ampliar a visibilidade dos projetos. Queremos que o maior prêmio seja o crescimento pessoal, profissional, e do negócio digital desde o início até o fim do Programa”, explica Felipe Matos, criador do Startup Farm. E os participantes confirmam: “A gente até esquece da competição, pois o principal objetivo é superar os obstáculos e resolver os problemas do nosso próprio negócio. O Startup Farm não nos deixa esquecer esses problemas que deixamos normalmente de lado. Eles ficam ecoando em nossas cabeças e somos forçados a mergulhar e resolver.”

• DemoDay: 28/11, às 18h30, na PUC-Rio, Rua Marquês de São Vicente, 225. Entrada Para veículos à Av. Padre Leonel Franca, s/ no. Estacionamento no local. Pago apenas em dinheiro – Gávea, Edifício Cardeal Leme, Auditório Padre Anchieta. (Vagas limitadas. Inscrições abertas e gratuitas até 27/11 em http://startupfarm.com.br)

O Startup Farm é realizado pelo Grupo Instituto Inovação e conta com o apoio de: Peixe Urbano, Moip, Microsoft, Sambatech, Bee´s Office, Nasajon, Semana Global do Empreendedorismo, iMasters, Webholic, Startupi, V-Start, 21212, ABStartups, TeamWare, StartupBase, Agenda Fácil, Innoveurs, Anjos Brasil, Overmediacast, Endeavor, Inseed, Inventta, Coppe UFRJ, P7 MKT e Com, Puc-Rio e Uni-Rio.