“Aalto on Waves” é um projeto de inovação pelo qual 110 integrantes da Universidade de Aalto (Finlândia) virão ao Brasil de navio. Durante a viagem, a ideia é fazer impacto social por meio de aprendizagem e colaboração em torno de problemas reais.

A viagem inicia em Helsinki em 16 de novembro, onde eles tomam um avião para Lisboa e aí embarcam no navio que os trará ao Rio de Janeiro.

Eles vão parar em Gran Canaria, Tenerif, Recife e Salvador. Do Ri ode Janeiro, virão ainda para São Paulo (que encerra a viagem no dia 11 de dezembro).  Aalto on Waves integra o programa World Design Capital Helsinki 2012 . A viagem vai contar inclusive com a conferência TEDx Aalto University.

O objetivo da viagem é construir pontes entre os dois países, fomentando compreensão mútua, colaboração e amizade. Apesar de a Finlândia ter apenas 5 milhões de habitantes, o país tem uma economia e um sistema educacional fortes. Os universitários que integram a viagem estudam design, negócios e engenharia. A Universidade de Altos é uma fusão entre a Escola de Economia de Helsinki, a Universidade de Artes e Design e a Universidade de tecnologia de Helsinki. O curso de Gestão de Negócios de Design, mantido pela entidade, foi citado pela Business Week como um dos melhores do mundo. Antes do projeto Aalto on Waves, os alunos já tinham ido a Shnaghai de trem, com o projeto Aalto on Tracks.

Interessados no projeto podem acessar aaltoonwaves.com.