Se você é programador, desenvolvedor, developer, dev, coder, codeiro… ou ainda ninja, jedi, samurai… então você já ouviu falar da linguagem Ruby, presente em uma grande quantidade de aplicações web (de Twitter a Groupon, de Organizze a Mailee, GitHub, LivingSocial, Hulu, Backpack, Scribd, JustinTV, Highrise, Campfire, FunnyOrDie, Zendesk, Soundcloud, Qype, etccc).

O que você ainda não sabia é que vamos dar 4 ingressos para o maior evento latino sobre Ruby!

Se você usa Ruby, você ouviu falar que a Locaweb, com a colaboração de Fabio Akita, realiza nos dias 03 e 04 de novembro a RubyConf Brasil by Locaweb 2011. O ingresso normal custa R$ 250,00, portanto tente a sorte na nossa promoção!

Com público estimado de 750 programadores e desenvolvedores, a missão da RubyConf 2011 é difundir melhores práticas e proporcionar um conhecimento que possa ser utilizado no ambiente de trabalho rapidamente. Trata-se de uma grande oportunidade para ampliar todo o conhecimento técnico e desenvolver o relacionamento com outros profissionais da área.

Patrocinada pela GoNow, Globo.COM, PayPal e Dextra, além do apoio VMware, Garage, Groupon, Thought Works, Safew Labs, Pusher, Engine Yard e Cubox, esta 4ª edição da Conferência conta com palestrantes de renome internacional falando sobre a linguagem Ruby, integração de tecnologias Ruby e Java, utilização de cloud computing para criar produtos baseados em Ruby, grandes cases como Groupon, melhores práticas de desenvolvimento de software atuais, empreendedorismo e agilidade.

De acordo com o site Ruby-Lang.org, o criador da linguagem Yukihiro “matz” Matsumoto, misturou partes das suas linguagens favoritas (Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp) para formar uma linguagem que balanceasse programação funcional e programação imperativa. Ele costumava dizer que não queria que ficasse simples, mas sim natural. Em busca de uma sintaxe ideal, ele fez Ruby totalmente orientada a objetos.

Ruby foi lançada em 1995 e tornou-se massiva em 2006.  A linguagem é totalmente gratuita para aquisição, uso, cópia, modificação e distribuição. Alguns desenvolvedores a acham prática, outros a acham artística ou linda.

Ruby é só o começo

Além da linguagem Ruby em si, existe também um framework, uma metodologia ágil de desenvolvimento sustentável e divertido. De acordo com o site RubyOnRails.com.br, “Rails foi criado em 2003 por David Heinemeier Hanssone desde então foi expandido pelo time central do Railsmais de 1.800 contribuidores e suportado por um vibrante ecossistema“. O próprio Matsumoto, criador do Ruby, falou que Rails é a aplicação definitiva da sua linguagem. Leia o que outras personalidades do mundo desenvolvedor falam sobre Ruby on Rails.

A RubyConf promoverá também discussões técnicas sobre as linguagens Java e .NET e plataformas de código aberto em geral.

Confira os palestrantes e a programação.

Cara, cadê meu ingresso grátis?

Sexta-feira 21 de outubro de 2001 2011 ao meio-dia do horário de verão, vou listar todas as @ que tiverem publicado a seguinte frase no twitter

Eu leio sobre startups brasileiras no @startupi e quero um ingresso grátis para a #rubyconfbr http://migre.me/5X7jy

… na ordem em que foram publicadas, cada @ vai ganhando um número crescente a partir de 01 e vou usar algum sistema de sorteio 4x para definir os ganhadores. Portanto, envie a frase anterior pelo twitter antes do meio-dia desta sexta-feira.