É claro que capital semente e capital empreendedor são extremamente importantes no mercado, especialmente de startups. Também é claro que há uma diferença entre obter investimento e conseguir faturar com clientes – mesmo que comumente essas coisas se reforcem.

A cada dia mais brasileiros criam mais projetos e saem procurando recursos, que muitas vezes não encontram. O que não está claro é que, mesmo com a vinda de diversos investidores estrangeiros e uma ou outra notícia sobre aportes de recursos nacionais, a disponibilidade e o interesse de investidores às vezes parece mais tese do que fato.

Alguns investidores encontraram-se para debater sobre isso.  Assista ao vídeo.

O debate aconteceu no dia 4 de outubro em São Paulo/SP, no meetup do Prêmio RBS de Empreendedorismo e Inovação (PREI), com o tema “Onde está o dinheiro”. Participaram: Eric Acher (Monashees), Pedro Melzer (Warehouse), Edson Rigonatti (Astella), Danilo Amaral (Trindade), com moderação de Daniel Heise (Directalk). O que permeou grande parte do debate foi o receio de investidores em não acreditar ou não entender negócios muito inovadores e, por isso, investirem apenas em algo que efetivamente já deu certo.