Em outubro deste ano, a PUCRS irá sediar o 21° Seminário Nacional de Parques Tecnológicos, reunindo cerca de mil pessoas. O tema principal do evento será a  “Nova Competitividade dos Territórios”, objetivando destacar a inovação e o empreendedorismo.

O tema me lembrou na hora sobre nossa série de “expedições” Vales do Brasilício, em que pretendemos conhecer e mostrar como diversas regiões brasileiras apresentam potenciais e atividades muito interessantes. Para introduzir o assunto, confira um vídeo que gravei com o Pró-Reitor de Pesquisa da PUC-RS e Coordenador do TecnoPuc, Jorge Audy, em que ele compara o desenvolvimento dessa área, contextualizando o Brasil e outros países.

Diz a comunicação do evento:

O que pode ser compreendido como a nova competitividade dos territórios é o desafio de promover, em cada habitat, o desenvolvimento do capital intelectual, a capacidade de gerar ideias e conhecimentos, e transformar esse potencial em bens e serviços inovadores, socialmente responsáveis e prontos para conquistar parcelas do mercado globalizado. O tema também levanta questões sobre como cada agente inserido nesses territórios pode ser um estimulador dessa competitividade, passando pelo âmbito acadêmico, pelas empresas e pelo governo.

O 21º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas irá ocorrer entre os dias 24 a 28 de outubro, juntamente com o 19° Workshop Anprotec, no Centro de Eventos da PUCRS. A programação diversificada inclui treinamentos, minicursos, palestras e debates sobre como tornar as ações em âmbito local mais integradas em um contexto regional e, ao mesmo tempo, mais competitivas. Irão participar especialistas nacionais e internacionais, como o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, a representante francesa da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Annalisa Prime, e de Richard Bendis, da organização governamental norte-americana Innovation America.

Os participantes do encontro terão a oportunidade de trocar experiências e contribuir para o desenvolvimento nacional em bases sustentáveis. Interessados podem fazer sua inscrição com desconto até o dia 19 de setembro pelo site www.seminarionacional.com.br. Reconhecido como um dos principais pontos de encontro do movimento de empreendedorismo inovador, o evento é promovido pela Anprotec e o Sebrae, em parceria com o Tecnopuc e a Reginp.