O CarrascoMamata resolve o problema da falta de informação para o estudante universitário escolher as disciplinas que vai cursar no período. Não só dados sobre a disciplina, pois isso já é oferecido oficialmente pelas faculdades, mas principalmente sobre o que acontece na prática, como são as avaliações, qual o estilo do professor.

Isso era feito de maneira totalmente informal através de grupo de emails, contato com veteranos, etc. Já existiram tentativas de criar mecanismos mais abrangente para essa tarefa. Mas todas falharam, e pecaram por um motivo principal: não viam o que o estudante realmente queria saber – se o professor é rígido ou mole, se ele vai ter um período infernal ou tranquilo. Enfim: Carrasco ou Mamata?

Seguiremos o sistema de monetização do Rate My Professors, um grande fenômeno americano nessa área. O público-alvo do site é bastante específico, o que valoriza o espaço disponível para publicidade focada somente nesse nicho.

Vale reforçar que dado nosso planejamento, fizemos um pré-lançamento agora, uma versão beta, para coletar feedback dos usuários. O produto v1 vai ao ar no final do ano, com muito mais features. Em seguida, partiremos para adicionar funcionalidades novas, de maneira horizontal – tal como o RateMyProfessors fez.

O importante nessa versão beta era fazer um nome e criar uma base inicial de usuários. Queremos ser a referência para a avaliação e pesquisa sobre professores no próximo semestre. Os mais de 18.000 usuários que conseguimos em somente uma semana demonstram que estamos indo no caminho certo! Agora é hora de nos estruturarmos como startup, e trabalhar intensamente na evolução do produto, para que realmente possamos oferecer o melhor site do tipo no Brasil!

“Debaixo do capô”: por dentro da produção do CarracoMamata

CarrascoMamata é um produto definitivamente, e com a transição para se tornar um negócio já planejada. Foi projetado para ser lançado como um MVP (minimum viable product) e depois evoluir, conforme as teorias mais modernas de startups hoje em dia (seguindo os conselhos de Dave McClure, Eric Ries, Steve Blank, etc).

O plano era viralizar o produto nessas semanas de lançamento e expandir o CarrascoMamata para além-Rio. E então trabalhar ao longo do  semestre na evolução do produto, para no próximo “período de inscrição das faculdades” possamos estar estabelecidos como maior base de avaliação de professores do Brasil. Aí sim, a estratégia é virar um negócio, trabalhar mais nas parcerias comerciais, procurar investimento, e se expandir horizontalmente para novas funcionalidades nesse mundo universitário.

O CarrascoMamata foi criado por mim, Rafael Dahis, aluno de Engenharia de Computação e Informação na UFRJ, e mais dois grandes amigos, Igor Blumberg e Felipe Frajhof, que estudam Engenharia na PUC-Rio. Além disso, o designer Fernando de Meirelles também é um parceiro no projeto.