Até 19 de junho de 2011 estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Empreendedor Criativo Internacional, promovido pelo British Council, que abrange as áreas de Música, Moda e Design, Publicidade e Mí­dia – entretanto, no momento apenas a área de Moda está aceitando inscrições; as inscrições das próximas áreas serão anunciadas futuramente.

Vale ir acompanhando. O vencedor ganhará uma viagem ao Reino Unido, orientação especializada e participação em grandes eventos de sua área.

Os prêmios Jovem Empreendedor Criativo Internacional (IYCE) foram criados pelo British Council para celebrar as realizações e desenvolver o potencial dos jovens empreendedores criativos de todo o mundo. Estes são os únicos prêmios que dão reconhecimento ao empreendedorismo criativo nas áreas da Música, Moda e Design, Publicidade e Mí­dia.

Os prêmios anuais estão abertos a jovens empreendedores criativos de diversos países. Entre 8 e 10 países são selecionados para participar a cada ano. Os escritórios do British Council em cada país selecionarão um finalista nacional para representar o país no concurso internacional para escolher o Jovem Empresário Criativo do Ano, em 2011.

O International Young Creative Entrepreneur (no original em inglês) conecta uma rede global de empresários inovadores emergentes ao setor criativo. Ele patrocina pessoas que encontram novas formas de fazer o trabalho criativo chegar ao público e às comunidades; por exemplo, usando novos modelos de produção, de distribuição, de valor, realçando os benefícios sociais, econômicos e culturais ao fazê-lo. O programa é voltado para pessoas apaixonadas pelo que fazem, ajudando a desenvolver suas habilidades, suas redes e sua inspiração internacional. O foco do programa é catalisar colaborações futuras e negócios entre o Reino Unido e os países participantes em todo o mundo.

No Brasil, o programa já premiou a área de Mí­dia, Design, Filme, Moda e Música. Em 2011 as inscrições para a área de Moda estão abertas e em 2012 estima-se que haverá seleção para todas as áreas do prêmio. O vencedor em 2011 ganhará uma viagem de uma semana ao Reino Unido com todas as despesas pagas. O programa da viagem incluirá:

  • Reuniões de grupo com um orientador, que falará sobre o setor de moda e design no Reino Unido;
  • Colaboração em rede com os participantes internacionais e jovens empresários do design e da moda no Reino Unido;
  • Acesso a expoentes da moda britânica, incluindo aula inaugural e almoço para convidados seletos e assessoria permanente sobre potenciais investimentos;
  • Tempo para reuniões de negócios individuais;
  • Presença na London Fashion Week, incluindo uma recepção para as redes de colaboração internacional, onde os participantes farão uma breve apresentação de seu trabalho.

Pré-requisitos:

  • Ter entre 21 e 40 de idade na data da inscrição;
  • Ter pelo menos 3 anos de experiência na área de moda;
  • Ser empreendedor e demonstrar capacidade na promoção e no desenvolvimento do setor da moda em seu paí­s, no contexto comercial, público ou em ambos;
  • Ter disposição e capacidade e demonstrar potencial para ser futuro lí­der do setor e parceiro do Reino Unido -€“ e ser alguém que consiga antever a continuidade do trabalho entre seu paí­s e o Reino Unido,
  • Ter conhecimentos de inglês em nível IELTS 6 – “usuário competente” ou mais.

Áreas do setor de Moda que podem participar:

  • Design de Moda, produção de têxteis ou acessórios
  • Promoção da moda: shows, exposições, festivais, eventos
  • Varejo da moda: compra, merchandising
  • Pesquisa de produtos da moda, prospecção de mercado, gestão da cadeia de abastecimento
  • Marketing de moda, RRPP, marcas, comunicação, jornalismo, editoração

Coquetel

Para celebrar o re-lançamento do prêmio no Brasil,o British Council oferece coquetel que estará aberto ao públicoecontará com a presença de Beatrice Pembroke – Diretora do Departamento de Economia Criativa e Cultural e Vicky Richardson – Diretora do Departamento de Arquitetura, Design e Moda, ambas do British Council Londres.

Inscrições para o coquetel serão feitas através de e-mail para: [email protected] até 16/06/11, informando nome completo, instituição, área de atuação e telefones. Vagas limitadas.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e laços que gerem benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente, por meio da atuação em quatro áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes e Esportes.

A organização atua em 223 cidades, em 109 países, com parceiros como os governos federal, estadual e municipal, organizações não-governamentais e iniciativa privada. O British Council é uma organização apolí­tica que trabalha em conjunto com o governo britânico, promovendo oportunidades iguais a todas as pessoas. No Brasil, há escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite www.britishcouncil.org.br.