Iniciou operações esta semana uma startup que faz o intermédio das campanhas comerciais na Internet por meio do Twitter de usuários interessados em monetização.

Com uma atuação mais focada do que uma boo-box, por exemplo, mas mais formal do que as “tuitadas pagas” de que se ouve falar (mal), a força do TwittePaga está na tecnologia (simples mas eficiente) utilizada para inscrição de participantes e rastreamento da performance dos links.

Quem toca a iniciativa são os desenvolvedores catarinenses Bruno Bertolini (conhecido pelo TwitteLembra, pelo Vai Chover e pelo Cinetrine) e Ricardo Delcastanher (conhecido pelo Big Blogger Brasil e pelo Twitphoto). Responsáveis pela TI em uma empresa de produtos médico-hospitalares, os amigos planejaram e botaram este modelo em prática nos horários livres e sem investimento – apenas um CNPJ para formalizar as operações.

Como funciona

O anunciante (explica Bertolini) que contrata o TwittePaga define o texto dos tweets, um link, o orçamento da campanha e o valor por ‘bel’. O TwittePaga gerencia o pagamento aos tuiteiros, levando em consideração o valor ‘bel’ de cada usuário. “No nosso serviço, qualquer um poderá ganhar. Só que algumas pessoas receberão mais que outras, mas todos podem participar”, explica Delcastanher.

Os tweets usam o encurtador criado exclusivamente para isso: twpg.me. Isso traz algumas vantagens. Para o anunciante, garante as estatísticas de cliques vindos do TwittePaga. “A gente ainda não trabalha com segmentação, ok? É só divulgação em massa no Twitter mesmo”, diz Delcastanher.

Para os tuiteiros, é uma maneira de diferenciar os tweets enviados pelo TwittePaga. O anunciante acompanha o andamento da campanha através de relatórios com gráficos de clicks, tweets, entre outros.

Como participar

  • O usuário segue o @TwittePaga
  • após alguns minutos, recebe uma mensagem direta com o link para participar da sua primeira campanha
  • ao clicar no link o usuário é levado para a página da campanha no twittepaga.com, que exibe o texto a ser tuitado e o valor por bel (€œpagerank€ do TwittePaga)
  • clicando em Quero participar€ o usuário é redirecionado para a página do Twitter, onde autoriza a aplicação a tuitar o texto automaticamente.
  • o valor é creditado em sua conta no TwittePaga
  • a cada nova campanha cadastrada, uma mensagem direta é enviada para o usuário
  • quando a conta atingir R$ 30,00 o usuário pode receber, inicialmente, apenas por PayPal.

Explicação extra do Delcastanher: “Você só ganha na hora que tuitou, independente do número de clicks que conseguiu. O valor daquele tweet não muda depois que você tuitou. O que pode acontecer é, pelo seu bom desempenho, a sua quantidade de bels mudar e ela já estará valendo na próxima vez que você for tuitar”.