Desenvolvedores, pesquisadores, ativistas, jornalistas, articuladores sociais e outros interessados são convidados para participarem de um evento especial neste final de semana na capital paulista. O Transparência HackDay será um mutirão colaborativo para desenvolver pequenos aplicativos baseados em tecnologias abertas e em informações governamentais e dados públicos.

Os organizadores defendem: “será um fim de semana com potencial pra criação de excelentes aplicativos de uso político à€“ todos eles publicados sob licenças livres, com documentação e código abertos. Além de entregar essas tecnologias para a comunidade, a ideia do Transparência HackDay também é gerar discussão em torno de como gostaríamos que os nossos governos se manifestassem na internet, como devemos cobrar que os dados públicos sejam disponibilizados, como podemos fomentar na rede a compreensão, a fiscalização e o uso efetivo da informação pública”.

Faça sua inscrição aqui.

Sobre a Esfera: “A Esfera é um projeto (em fase bem inicial) de Daniela Silva e Pedro Markun, com foco em comunicação, polí­tica e novas tecnologias. Queremos ver acontecer, na política, a mesma revolução de práticas, valores e princípios que as novas tecnologias trouxeram para a comunicação. Para isso, agimos em prol da transparência, da abertura e da colaboração, por meio de projetos focados no empoderamento do cidadão, de ações de formação de cultura ligadas a esses valores e outras iniciativas. Nossa intenção é fomentar a ideia de que um governo aberto pode ser potencializado pela dinâmica das redes. Ainda não sabemos exatamente como, mas enquanto estudamos, debatemos com amigos e tentamos descobrir formas de atuação nesse sentido; vamos fazendo pequenas provocações por aí­. O clone do Blog do Planalto foi a primeira delas. As €œtarefas de mutirão que estamos lançando pouco a pouco, convidando os usuários da rede à experimentação e o engajamento, também fazem parte dessa ideia”.