No Rio de Janeiro já terminou, mas ainda está acontecendo em São Paulo (até 26 de julho) uma nova edição do Festival Internacional de Animação do Brasil, o Anima Mundi 2009. Você pode se inscrever para votar nas melhores animações feitas para Internet.

Animação é um tipo de “filme” ou imagem em movimento do tipo Tom & Jerry ou A Era do Gelo, tantos comerciais de TV e coisinhas legais na web. Incluindo as misturas Roger Rabbit, e Coraline (ainda mais impressionante). Já o Anima Mundi… Bem, o Anima Mundi tem um nome oficial bem grande e explicativo e dispensa maiores apresentações. Já teve 16 edições!

As animações publicadas na Internet e mobile são tantas que o festival criou uma categoria específica para cada uma. Nem sempre o aspecto digital consiste apenas do formato de apresentação, captação e edição, mas também da forma de produção. Depois dos bonecos animados, dos desenhos animados, das stop motion, vemos muitas animações geradas diretamente com tecnologia digital. Processadas por gente habilidosa capaz até de inventar novas linguagens e padrões.

Oportunidades de mercado para empreendedores

Esta área de atuação é um verdadeiro mercado a ser explorado. Como alguns dos filmes de maior sucesso nos últimos anos foram animações, podemos perceber que as pessoas mantém seu interesse por imagens em movimento. Há o mercado cultural, o mercado publicitário, o mercado de entretenimento, o mercado de comunicação corporativa, o mercado educacional. Qual mais? Quais pequenos laboratórios e pequenas equipes de imagens digitais estão atuando no país? Quais são as oportunidades e demandas? Vamos descobrir? Você sabe? Vamos empreender? Comente!

Informe-se sobre o evento, inscreva-se para o cyber júri, vote nas animações web

Se uma imagem vale por mil palavras, o que dizer sobre tantos frames por segundo de tantas animações exibidas durante 3 dias? Segue uma singela check-list de links para você ficar por dentro do evento. Reforço que há uma premiação exclusiva para as animações web, votadas por internautas, e uma série de outras coisas acontecendo paralelamente.

– finalistas da categoria web e outras informações no site do evento;

inscrição no cyber júri para poder votar nas animações web;

– vencedor da categoria celular, e outras informações, no blog do evento;

Anima Mundi no Twitter.

“Animal”, não? Agora, anime-se!