Ontem a noite estourou o rumor de que o escritório do MySpace brasileiro estaria fechando. Hoje pela manhã as notícias dão conta de que o MySpace está cortando dois terços de seus colaboradores (300 de 450) nos mercados fora dos EUA. O Brasil é cotado entre os 4 escritórios que seriam fechados.

Um blog do portal Exame, que foi o primeiro a reportar a situação do MySpace, diz que o fechamento do escritório brasileiro deve acontecer no final do mês. Cita ainda o acordo assinado no dia 17 deste mês (quarta-feira da semana passada) com o portal iG. De acordo com o press release deste acordo, o MySpace e o iG compartilharão conteúdo, publicidade e outras coisas mais. Mas como fica esse acordo agora?

Já o BlueBus afirma que uma fonte deles diz que o escritório da Vila Olímpia da rede social já teria fechado. No Techcrunch existe uma cópia de um e-mail distribuído aos colaboradores do MySpace. Segundo este e-mail o Brasil estaria sob alvo de reestruturação e as energias do MySpace

estariam voltadas para Inglaterra, Alemanha e Austrália quando fora dos EUA.
Segundo consta os executivos brasileiros do MySpace foram pegos de surpresa com essa informação. O Emerson Calegaretti, diretor-geral da operação brasileira é um executivo com grande experiência em internet no Brasil. Entre outras, já foi o responsável pela área comercial do Google Brasil. Enviei um email para ele solicitando informações. Caso obtenha uma resposta possivelmente publicarei algo aqui.

Apesar do possível fechamento ou redução do escritório brasileiro, é bastante provável que o site continue operando na língua portuguesa. O que provavelmente não vai mais ocorrer serão regionalizações e vendas comerciais específicas para os mercados atingidos incluindo aí o Brasil. Então as bandas podem ficar tranquilas por enquanto pois suas páginas devem continuar no ar.