Participei na última sexta-feira da banca avaliadora da final da Competição de Startups de TI da Unifacs, Universidade Salvador. Alunos do quinto semestre de cursos como administração, ciência da computação e sistemas de informação formaram 13 grupos que criaram startups para participar da competição. O professor Jacques Chicourel também e empreendedor do Via Mobile foi o coordenador geral do evento.

Todas as startups deveriam ter um enfoque tecnológico. Foi interessante notar que alunos de administração davam mais importância ao modelo de negócios e marketing e que alunos de TI preocupavam-se mais com a parte tecnológica da coisa. Claro, isso é algo a se esperar. Mas como havia dito em um post anterior talvez uma startup “ideal” tenha profissionais das duas áreas para se complementarem.

A maioria dos negócios apresentados pelos alunos tinha algo a ver com web. Dentre os que foram para a final havia uma que tentava resolver o problema da venda on-line de músicas, outra que prometia acabar com a inadimplência nas escolas infantis e também outra que facilitava a marcação de serviços prestados em casa como conserto de geladeira, etc.

A equipe ganhadora apresentou o Guia das Peças. Trata-se de um site de nicho estilo Buscapé que permite a pesquisa e consulta de preços de auto peças, desde as raras até as mais comuns. Entre as características para chamar atenção o serviço possui uma área de conteúdo extra com informações sobre carros, tuning e outras coisas mais.

O evento foi patrocinado entre outros pelo Sebrae que ofereceu duas bolsas no Empretec para a equipe vencedora. Foi bom até pois tratavam-se de alunos de TI que agora terão uma boa base de negócios para colocar em prática suas ideias.

Obs.: viajei a convite do Prof. Jacques Chicourel e passagem e hospedagem foram pagas pelos patrocinadores Sebrae e Petrobras respectivamente.