Recebi um press-release curioso que me chamou atenção por falar que a TV está migrando para a internet, etc. Como sou entusiasta desta ideia fui checar o lançamento chamado de TV Evoluir. Fiquei espantado, achei que talvez não havia entendido a proposta do serviço e então achei melhor falar com o criador do site.

O TV Evoluir é apenas um site que tem um player do TiVi – este já analisado aqui e que recebeu a nota de “impressionante” – com programação selecionada em três áreas: jornalismo, entretenimento e música. O problema do TV Evoluir é exatamente este: trata-se de um player do TiVi, nada mais. Nada me impede de ver o TV Evoluir diretamente no TiVi ao invés do site deles que limita a interação à mudança entre os três canais.

Na verdade eu nem ia escrever sobre eles depois de saber que nada tinha de novidade. Mas como conversei com o Romeu São Marcos (criador do serviço) e percebi que aparentemente ele não faz ideia que o serviço não faz sentido da forma que está hoje, resolvi publicar este texto como forma de alertá-lo.

O que ele está tentando fazer é algo que o falido WeShow tentou fazer em escala maior. Vídeos legais selecionados por uma equipe de editores do site são transmitidos na internet.

Mas a falha mais grave é que usa a tecnologia do TiVi. O TiVi é ótimo, não tenham dúvidas. E exatamente por ser ótimo, é preferível procurar canais customizados no próprio TiVi do que assistir à TV Evoluir.