Adoro filmes e acredito que assista (e já tenha assistido) mais do que a média da população por conta deste hobby. E nada melhor do que poder discutir com outras pessoas minhas impressões sobre determinada película ou ainda saber se vale a pena gastar duas horas com aquele filme. Esses são algumas da soluções apresentadas pelo Filmow.

O serviço foi lançado no dia 1o. de Abril e contém uma base grande de filmes cadastrados. Segundo o Alisson Patrício, um dos criadores do serviço e responsável técnico pelo Filmow, informações técnicas sobre os filmes foram extraídas de bases consolidadas como o IMDb. As sinopses em português foram colocadas pelo próprio Alisson, pela Thaís de Lima, a outra fundadora e alguns amigos.

ɉ possível comentar em filmes mas não editá-los. Filmes e artistas novos são incluídos por enquanto pela equipe do serviço. Entre as funcionalidades também está disponível marcar um filme como assistido (e o número de vezes visto!), além de marcar um filme na lista dos que quer ou não assistir e dar uma nota para a obra. Também o site informa o que está no cinema, em DVD e o que está por vir.

Cada usuário, ao estilo “life streaming”, tem em seu perfil suas últimas atividades no Filmow como este exemplo do meu perfil. Ainda não é possível “transmitir” essa informação para fora do serviço mas segundo o Alisson está nos planos deles fornecer um RSS destas informações para integrar ao seu lifestream preferido.

Futuramente deverá ser possível editar os filmes no estilo wiki, com controle de versão e tudo mais. Acho que é muito melhor manter uma rede deste tipo na qual a multidão colabora do que um blog de cinema, como eu tenho tentado fazer no último ano e meio. Longa vida ao Filmow!