Ontem estive na FGV para acompanhar o Latin Moot Corp. Assisti às apresentações de 3 startups relacionadas à web. As demais concorrentes da competição não tinham relação com a web. A primeira delas é o Wisdowl. Trata-se de um sistema de monitoramento para extrair das redes sociais, blogs e sites de notícias um clipping e adicionar análise sobre uma marca.
A ferramenta ainda não está no ar mas seus criadores já possuem um algoritmo rodando e funcional. O Carlos Santana, um dos fundadores do Wisdowl , disse que precisam de 500K de investimento para poderem começar. Adicionalmente os sócios, 4 no total, tem como investir 45K de capital próprio.
Para falar a verdade não ficou muito claro para mim como esse monitoramento é feito. Aparentemente o sistema deles não pega todos os blogs e filtra palavras-chave como faz o Livestream do Blogblogs , por exemplo. Os blogs a serem monitorados são escolhidos a dedo, assim como os sites de notícias. Adicionalmente algumas redes sociais são monitoradas.
Apesar de achar que é uma ideia que tem um grande futuro – já escrevi sobre monitoramento aqui no Startupi – senti que a equipe formada por pessoas com conhecimento em negócios (alunos do Ibmec) estão com um grande “gap” no que tange a tecnologia do processo. O grande diferencial citado é que o Wisdowl tem um algoritmo de busca muito bom. O Livestream do Blogblogs entrega em tempo real o mesmo feed bruto das conversações e é aberto. Ou seja, essa busca eficiente já existe.
9 comments
Fugita sam,
fiquei na dúvida se o gap é técnico ou é desconhecimento do meio online. Apesar de falarem bastante sobre blogs e redes sociais, deu pra perceber pelo modelo de relatório que ainda focam em grandes veículos online e nos blogs mais influentes. Eles não fazem o monitoramento das conversações, mas de algumas publicações.
Outro ponto que pegou pra mim é a insistência em usar o Google como referência. Eles até mencionaram alguns concorrentes nacionais, porém, mencionavam sempre a americana, mesmo estando claro que é um business diferente apesar de falarmos em search.
ps: os valores são em dolares
Acho interessante serviços deste tipo.. mas a falta de conhecimento técnico pode pesar muito contra (digo isso como administrador).
Só como dica, na Califórnia conheci uma start-up chamada WiseWindow (http://www.wisewindow.com/) que também está neste segmento.
abs
Caros,
Muito obrigado pelo feedback de vocês, sugestões e críticas.
Estamos revendo o plano.
Abraços,
Dario Vedana
WISDOWL
Opa Fugita. Acho que a referência desse segmento aqui no Brasil é e-Life.
http://www.elife.com.br
Já acompanho eles a algum tempo e sei que tem gente de peso na área de tecnologia, e eles não perdem em nada para outras empresas gringas de monitoramento de marca.
Abraço!
500k pra começar? não estou questionando os valores, mas sugiro que comecem por conta própria e disponibilizem algo free o mais rápido possível, pois se for esperar o dinheiro pra começar vai ser bem mais difícil.
Namastê
Alexandre Viveiros
http://www.mibu.com.br
Uma sugestão é quebrar esse aporte de 500k em algumas rodadas de investimento com milestones bem definidos… Desenvolvimento do beta, expansão da equipe, investimento em marketing, etc…
If your articles are awlyas this helpful, I'll be back.
QGgWvy bqbjbopcmndg
3kgV2U omsfktcfqqph
Our apologies, you must be logged in to post a comment.