Ontem estive na FGV para acompanhar o Latin Moot Corp. Assisti às apresentações de 3 startups relacionadas à web. As demais concorrentes da competição não tinham relação com a web. A primeira delas é o Wisdowl. Trata-se de um sistema de monitoramento para extrair das redes sociais, blogs e sites de notícias um clipping e adicionar análise sobre uma marca.

A ferramenta ainda não está no ar mas seus criadores já possuem um algoritmo rodando e funcional. O Carlos Santana, um dos fundadores do Wisdowl , disse que precisam de 500K de investimento para poderem começar. Adicionalmente os sócios, 4 no total, tem como investir 45K de capital próprio.

Para falar a verdade não ficou muito claro para mim como esse monitoramento é feito. Aparentemente o sistema deles não pega todos os blogs e filtra palavras-chave como faz o Livestream do Blogblogs , por exemplo. Os blogs a serem monitorados são escolhidos a dedo, assim como os sites de notícias. Adicionalmente algumas redes sociais são monitoradas.

Apesar de achar que é uma ideia que tem um grande futuro – já escrevi sobre monitoramento aqui no Startupi – senti que a equipe formada por pessoas com conhecimento em negócios (alunos do Ibmec) estão com um grande “gap” no que tange a tecnologia do processo. O grande diferencial citado é que o Wisdowl tem um algoritmo de busca muito bom. O Livestream do Blogblogs entrega em tempo real o mesmo feed bruto das conversações e é aberto. Ou seja, essa busca eficiente já existe.