Uma das coisas que a web permitiu é ajudar as pessoas a se organizarem de diversas formas como por exemplo usando o Google Calendar, com seus convites e agendas compartilhadas fáceis de usar. Há sites para grupos específicos e um deles é o Vamos Jogar Bola para organizar peladas.

Eu na verdade não sou muito fã de futebol. Não jogo nada, até arrisquei algumas vezes, mas não tenho habilidades suficientes para este esporte. Mas para todo mundo que gosta de marcar um jogo com os amigos, o VJB – abreviação que eles mesmo usam – está aí para ajudar.

Fiz alguns testes no site como convidar outros para jogar futebol. É necessário que os jogadores já estejam previamente cadastrados no site para receber o convite. Eu sugeriria que fosse possível convidar pessoas que não estão cadastradas no site diretamente da hora que você cria um jogo e não tornar as duas tarefas separadas.

O que acontece é que se eu chamar 10 amigos não cadastrados no site para entrarem no meu grupo, vou ter que esperar todos eles confirmarem cadastro para só então criar um jogo. Se criar o jogo antes deles entrarem terei que reenviar o convite toda vez que alguém se cadastrar.

O VJB foi criado em 2008 e tenta resolver a questão da logística de se organizar um jogo com os amigos. Para o Brasil que é o país do futebol, o site tem chance de sucesso. Como não sou muito fã de futebol não sei se o serviço é apelativo para o jogador amador. De qualquer forma fica difícil competir com o futebol de quinta-feira, tradicional e sempre marcado para o mesmo lugar e hora toda semana.