No primeiro dia do YouPix, um dos palestrantes mais esperados era o Chad Nicholson, agente do grupo Improv Everywhere, que veio falar sobre como mobilizar pessoas na internet. Talvez essa seja uma das coisas mais importantes para quem trabalha com a grande rede, seja um blogueiro, seja uma agência digital, seja uma startup.

O grupo novaiorquino tem um grupo de discussão com cerca de 40 mil membros. As pessoas discutem lá como causar cenas. Qualquer um pode dar uma sugestão. Um bom exemplo disso foi a missão no Best Buy com vários agentes disfarçados de funcionários da loja. Quem deu a sugestão foi alguém até então desconhecido dentro do grupo.

Perguntei ao Chad qual a motivação das pessoas para participar das missões. Várias, disse ele. Pode ser apenas por diversão, ou talvez pois os agentes gostam de fazer parte de algo interessante que possa ser mostrado para outros, etc. Achei interessante saber, pelas palavras doChad que a participação voluntária não tem a ver com reputação na internet.

Na palestra ele foi questionado sobre missões pagas. Eles fizeram algumas que eram para um piloto de programa de TV, que não se transformou emshow . Também afirmou que perde toda a graça e espontaneidade se uma marca quiser patrocinar e definir a pauta das missões. De qualquer forma ele procura um jeito de ganhar com oImprov, mas sem se vender.

A grande lição aprendida é que se você tem uma causa – ainda que simples como chamar atenção – as pessoas se motivam. E essa talvez seja a forma de mobilizar pessoas nainternet, fazer pessoas acreditarem em uma causa.