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Aproveitando minha passagem pelo Rio fui visitar duas empresas que tem negôcios voltados para a web. Uma delas é a Agência Frog, voltada para mídias sociais e tema deste post e a outra foi a BrainJuice, que desenvolve para a plataforma Apple e, portanto, para o iPhone. A Frog é a maior agência do Rio que mexe com mí­dias sociais e está localizada em um agradável escritório na Barra.

A minha curiosidade em relação à Frog era sobre como fazem monitoramento das conversações na web. Já escrevi sobre outras agências que fazem isso e tento traçar um paralelo entre elas. O Roberto Cassano, diretor de mídias sociais da agência, me explicou sobre o trabalho diferenciado que eles fazem extraindo valiosas informações dos dados brutos filtrados automaticamente.

Faz cerca de duas semanas a Frog lançou o relatório IMMS – Índice de Marcas em Mídias Sociais. Não achei o link para o relatório, talvez seja de acesso restrito para clientes da agência, mas tem um post do Cassano com a apresentação dele no 14o. EWD Rio que contém boa parte do que o IMMS mostra.

O Índice de Marcas em Mídias Sociais, segundo o relatório que tive acesso, “É um indicador da densidade de referências a determinado termo na internet”. Ele coloca a marca Google como referência no momento da geração do Índice e compara o seu valor com as marcas analisadas. O Google tem valor 1000 e as demais marcas monitoradas podem estar acima ou abaixo deste valor. Pra entender veja o gráfico abaixo extraído do relatório:

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O relatório ainda filtra as marcas em rankings como os maiores IMMS (Coca-Cola, iPhone e Apple, no top 3), marcas com maior afiliação, ou seja, capacidade de atrair pessoas para comunidades em redes sociais (Coca-Cola, Adidas e Nike, no top 3) e as com maior capacidade de gerar buzz usando o boca a boca (iPhone, Apple e Sony, nas três primeiras posições).

Segundo o Cassano o relatório será divulgado mensalmente e acredito que seja um ótimo termômetro das mídias sociais no Brasil.