Uma das grandes facilidades que a web nos trouxe é a enorme quantidade de informações disponível ao alcance de poucos cliques. Por causa disso o comércio eletrônico é um grande aliado de quem quer precisa juntar rapidez e praticidade. Foi por isso que resolvi testar o Restaurante Web, serviço que agrega vários restaurantes que fazem entrega na sua casa.

O meu desejo era simples, encontrar algo para o almoço. Entrei no Restaurante Web e digitei meu CEP. Uma lista com alguns restaurantes apareceu. Selecionei um deles e fui montando o meu pedido. Depois de fechar o que queria comer o sistema pediu que me cadastrasse. Feito isso me ofereceu opções de pagamento. Estranhei o fato de não ter cartão de crédito, mas descobri depois que cada restaurante escolhe as suas formas de recebimento.

Exatos três minutos após clicar em “confirmado” meu celular tocou. Era alguém do restaurante que eu havia feito o pedido. Fizeram as confirmações e enviaram a entrega. Na verdade a partir daí o processo já não faz parte mais do site e sim do restaurante, como se fosse um pedido normal, via telefone.

Fiz uma pesquisa rápida e descobri que outras cidades do Brasil também estão inclusas. Tem restaurante em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, por exemplo.

Apesar de ser interessante achei a interface um pouco confusa. As abas do serviço vivem mudando de lugar e função em cada uma das etapas. Não há consistência neste ponto. Outro fato que seria mais interessante é se o próprio site já gerenciasse o pagamento através de cartão de crédito sempre, ou permitisse a compra de créditos.

Apesar desses problemas gostei da eficiência do serviço e pretendo usar mais vezes.