O PinFotos é um serviço de compartilhamento de fotos ao estilo Flickr e pertente a Abril Digital. Inicialmente fiquei curioso para saber se a Webco (BlogBlogs e Brasigo) tinha algo a ver com o PinFotos, mas falando com o pessoal de lá descobri que é algo só da Abril Digital. Digo isso pois a Abril Digital é acionista da Webco.

Estou bastante acostumado ao Flickr, lá tenho uma conta Pro e já subi mais de 1000 fotos. Então talvez esteja acostumado com um padrão muito alto de serviço que é o que o Flickr nos oferece. O PinFotos é interessante e tenta mimetizar muitas das funcionalidades do Flickr. Acontece que faz tudo de forma mais complicada.

Não existe um botão “subir foto”. Sempre que você quer colocar uma foto no PinFotos é necessário ou criar um álbum ou selecionar um existente. Então o botão para subir fotos se chama “criar álbum”. Fiquei quebrando a cabeça pra ver se existia outra forma mas na verdade toda foto precisa estar dentro de um álbum.

Achei interessante a fartura de recursos como blogar a partir do PinFotos, é compatível com o WordPress, Blogger e Abril Blogs, o fato de integrar com o Twitter também, ou seja, a cada álbum novo o sistema envia uma mensagem para o Twitter. Apesar disso acredito que essas funcionalidades estejam além do usuário médio do serviço. Nunca vi ninguém tuitar uma foto do PinFotos…

O limite de 1 GB para armazenamento de fotos me incomodou. Eu sei que 1 GB é muito espaço mas a imposição deste limite faz o serviço perder uns pontos comigo. Talvez uma solução seja criar assinaturas para quem quiser mais recursos.

Como disse no começo do texto, sou suspeito para opinar sobre o PinFotos pois sou usuário do Flickr e estou acostumado com o ótimo serviço deles. Mas como já percebi que o usuário comum brasileiro não vai muito com a cara do Flickr talvez o PinFotos tenha sua chance aí.