brasilA comScore, uma das empresas que produz estatísticas e informações sobre o uso de internet no mundo, divulgou na sexta-feira que o número de usuários de internet no mundo passou de 1 bilhão. E o Brasil, país que mais horas passa conectado à rede, tem 27,7 milhões de internautas. Enquanto isso, um documento do NIC.br diz que somos 45 milhões.

Considerando os dados da comScore, podemos dizer que é um número relativamente grande já que somos o nono país com mais gente conectada em números absolutos do mundo. Mas se compararmos a porcentagem da população conectada (tabela abaixo), vemos que não estamos tão bem assim se comparados com os top 10, em sua maioria países desenvolvidos. Ficamos mais ou menos na faixa dos outros países do BRICs, bem longe dos países desenvolvidos.

Vale notar que esse número é diferente do que o site Internet World Stats divulgou seis meses atrás, de quase 1 bilhão e meio de usuários. Os números da comScore não incluem dados de pessoas abaixo de 15 anos e só medem quem usa internet no trabalho e em casa. Celulares e outros lugares de acesso como lanhouses estão excluí­dos. E no Brasil a lanhouse é um importante meio de acesso, o que explica os 45 milhões do Nic.br em relação aos 28 milhões da comScore.

De qualquer forma, pelos números relativos extraí­dos da tabela, podemos dizer que o Brasil tem muito a crescer no uso de internet.