Essa semana foi movimentada no mercado de grandes portais brasileiros. Ontem o UOL colocou no ar mudanças em sua home e hoje foi a vez do Terra. Em ambos os casos a idéia é deixar a informação mais fácil de ser acessada.

A mudança mais radical foi a do Terra. Antes usavam a largura de tela de 800 pixels e agora estão com o padrão de 1024 pixels, o mais comum na grande maioria dos sites. A mudança é bem perceptível até para quem, como eu, que quase não visita mais portais.

O UOL fez mudanças mais sutis. Na verdade o portal já havia remodelado a sua página principal alguns meses atrás. Desta vez o destaque foi para o aumento da área editorial e a diminuição da área destinada a publicidade.

Dentro do mercado de portais brasileiros acredito que o que tenha visual mais agradável seja o G1. O grande problema que os portais enfrentam é como organizar grandes quantidades de informação em uma única página sem parecer poluído.

O crescimento do mercado de blogs no Brasil e no mundo também influencia nessa mudança por simplificação. Muita gente já usa blogs como fonte de informação primária e neles a navegação costuma ser bastante simples e fácil.

É uma boa notícia saber que os grandes portais estão tentando se adequar a uma era em que a simplicidade é a bola da vez.