netmoviesTenho usado o Netmovies faz alguns dias. Para quem não sabe o Netmovies é uma locadora de filmes na web que entrega na sua casa os DVDs escolhidos, modelo semelhante ao Netflix americano. Fiz o cadastro e na primeira navegação selecionei 10 filmes em uma certa ordem de preferência. Curiosamente nem sempre a entrega dos filmes segue essa ordem.

A variedade de filmes é interessante, bem maior do que a maioria das vídeo-locadoras que ainda existem. Claro, isso se deve ao fato de que em uma loja on-line o problema de espaço fí­sico limitando a variedade é suplantado pela prateleira quase infinita. Filmes clássicos ou bem antigos estão disponí­veis, assim como os últimos lançamentos.

Distribuição

Outro dia passei em uma Blockbuster – fazia uns 2 anos que não pisava em uma – e senti que o negócio de locadora com loja física estava em declínio acentuado. Recentemente eles lançaram a versão on-line de locação como o Netmovies. ɉ um avanço, mas acredito que mesmo esse modelo esteja com os dias contados uma vez que a distribuição é muito mais barata se for feita através dos tubos da internets.

O problema da distribuição física do Netmovies é que se você mora em casa e trabalha o dia todo fora, terá um grande problema em fazer as trocas de filmes. O envelope diz para deixar o DVD assistido próximo à porta… Não creio, se o entregador do Netmovies pode pegar e fazer a troca, qualquer um que passar na rua também pode. Corre-se um enorme risco. Não tem jeito, precisa ter alguém em casa. Esse problema é resolvido se você mora em um prédio ou condomínio. A devolução precisa ser marcada pelo site com um dia de antecedência.

Navegando

Durante a navegação pelo site, uma das coisas que me incomodou foi o fato de toda vez que entrava em uma categoria nova de filmes para procurar algo, a quantidade de filmes exibidos por página voltava para o padrão de 15. Daí­, em todas as vezes eu configurava para 50, o que reduz o número de páginas em mais de 3 vezes. Mudei de categoria? Voltava para 15.

Conclusão

O Netmovies é interessante para todos nós que não temos tempo para nos deslocarmos a uma loja física tanto para pegar quanto devolver filmes. Além disso resolve parte do problema da distribuição de filmes. Acredito que o modelo de distribuição on-line seja melhor. Claro, necessita de banda larga em todos os lugares. ɉ só não seguirem o modelo do (falido?) Eonde (site fora do ar), que cobrava o mesmo preço de locação on-line que uma loja física .