meadicionaMuita gente já conhece o MeAdiciona.com que é um serviço que lista todos os perfis de um usuário em diversas redes sociais, além de outros tipos de contato como seu telefone e links para seu perfil em serviços web, algo como um cartão de visitas on-line.

Baseado em Curitiba, é produzido e mantido pela empresa ClickMasters que tem entre outras coisas soluções de e-commerce desde 2003 e foi fundada com investimento próprio por Diego Sampaio.

Segundo o Diego, a ideia surgiu em meados de 2007 “como uma brincadeira”. O objetivo no início era ser um redirecionador para o Orkut, ou seja, ao invés de você ter que procurar uma pessoa na rede social, seria o caso de informar a URL do Me Adiciona. Mas o serviço evoluiu para algo muito maior do que isso.

O serviço, que conta atualmente com mais de 13 mil usuários, está disponível somente em português, mas em fevereiro devem ser lançadas versões em inglês (LookMeUp.at) e espanhol (AdicionaMe.com). As versões em outras línguas utilizarão o mesmo perfil que já possuíamos em português.

Quando perguntei ao Diego sobre conflitos para mecanismos de busca em relação a qual perfil é mais importante ele disse que estão “mais preocupados em facilitar a troca de conteúdo entre usuários, do que a divulgação de perfis em sistemas de busca, até porque uma boa parte dos usuários reclamam dela”. A privacidade agradece. Essa é aliás uma questão delicada, na medida em que o Me Adiciona permite a publicação até de telefones.

Está previsto para a nova versão novidades como a possibilidade de adicionar contatos, ou seja, o Me Adiciona terá o seu próprio grafo social, o que deve tornar o serviço mais interessante do que um “cartão de visitas na web”. Isso permitirá um gerenciamento de privacidade melhorado dependente do nível de relacionamento entre as partes. Também deve entrar no ar uma versão móvel adaptada para smartphones.

Segundo Diego, o Me Adiciona está agora fechando um contrato com um grande portal, o que deve dar mais estrutura tanto nos aspectos de infra-estrutura quanto de negócio.

Acredito que o serviço tenha grande potencial. Percebi ao longo de 2008 que muitas pessoas já adotaram o Me Adiciona em suas assinaturas de e-mail, o que é um bom sinal. Vamos aguardar as novidades!

Obs.: o texto contou com a colaboração do Gilberto Jr.