Se você é estudante de graduação, mestrado ou doutorado ou ainda faz iniciação científica na sua faculdade pode se beneficiar da Bolsa Pesquisa UOL. A bolsa é dada, após análise, para alunos que estiverem fazendo algum tipo de pesquisa na sua instituição de ensino superior e que tenham um professor orientador.

As áreas de interesse para bolsistas abrangem o estudo de redes sociais na internet, blogs e jornalismo digital, vírus de computador e sua propagação, combate a spam, sistemas de busca e tópicos relacionados à privacidade e o mundo jurídico. Ou seja, temas de interesse de uma empresa de internet.

A iniciativa no ano de 2008 teve em sua carteira projetos como “Utilização De Redes Sociais Como Base Para O Gerenciamento Do Conhecimento” e “Direito autoral e propriedade intelectual de material divulgado na Web e de Software”.

Conversei com o Marden Neubert que coordena essa área dentro do UOL. O Bolsa Pesquisa existe desde 2005 e nos quatro anos de andamento já incentivou 49 projetos que geraram 63 publicações internacionais e 44 nacionais.

ɉ interessante saber que uma empresa privada incentiva bolsas no ambiente universitário fomentando a pesquisa e o desenvolvimento de novas ideias. Isso é algo bastante comum em paí­ses como os EUA e deveria ser algo mais incentivado dentro do Brasil.

Claro, o portal filtra os projetos de acordo com o interesse de seu negócio, mas os divulga de forma relativamente aberta através de uma licença similar ao Creative Commons Share-Alike (atribuição-compartilhamento). O UOL disse já ter usado parte dos resultados dos trabalhos em projetos internos e que também tem conhecimento de projetos externos que tenham usado as informações.

Para quem se interessar, as inscrições vão até o dia 15 de fevereiro .