Vasculhando a web descobri o NeoReader um serviço que permite armazenar e visualizar documentos diretamente em uma página web ao estilo Scribd.

Esse é um tipo de serviço que tem futuro, imagino, se vendido para o mercado corporativo. Hoje em dia as intranets de empresas são uma confusão de links para downloads. Não seria mais fácil se um visualizador mostrasse tudo na própria página web da intranet?

O NeoReader permite que arquivos nos formatos PDF, XLS, DOC e PPT sejam exibidos dentro do seu player. Os documentos podem ser “embedados” em qualquer página web como se fosse um vídeo do YouTube (ou VideoLog, certo Mackeenzy?).

O serviço tem a nobre missão de democratizar a informação na internet nas mais diversas categorias, desde carros até matemática. O sistema possui comentários, ou seja, é possível deixar sua opinião sobre determinado documento.

O grande desafio, é evitar problemas com direitos autorais. Há vários informes no site alertando para isso. Achei interessante saber que existe um serviço nacional deste tipo. Agora é começar a usar.