A Ford Europa registrou a patente de uma cadeira de rodas elétrica que se carrega e descarrega automaticamente no porta-malas do carro, facilitando a mobilidade dos cadeirantes. Feita de material leve, a invenção, chamada eChair, foi desenvolvida por Gunther Cuypers, Robin Celis e David Longin, engenheiros do Campo de Provas da Ford em Lommel, na Bélgica.

A criação partiu da observação que as cadeiras de rodas podem ser dobradas, mas precisam ser colocadas e tiradas de dentro do carro, o que é geralmente um processo complicado para os cadeirantes. Com a eChair, o motorista só tem de apertar um comando na tela do celular e a cadeira de rodas se guarda sozinha no porta-malas, usando uma plataforma e tecnologia de automação. Chegando ao seu destino, basta repetir o processo no sentido inverso.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

Recorde de patentes

A eChair é uma das 3.200 patentes que a Ford registrou globalmente em 2016, sendo cerca de 1.500 delas só nos EUA, mais do que qualquer outro fabricante de veículos. No total, os empregados da Ford apresentaram 8 mil novas invenções em 2016, o maior volume em seus 113 anos de história, mostrando o foco da empresa em inovação.

Dos mais de 5.500 empregados da Ford que apresentaram invenções este ano, mais de 2.200 são inventores pela primeira vez.

“Estamos vivendo a mentalidade da inovação em todas as partes do nosso negócio em todo o mundo”, diz Raj Nair, vice-presidente executivo de Desenvolvimento do Produto da Ford. “Como uma empresa de automóveis e de mobilidade, esta é uma época emocionante e nossos empregados estão trazendo tecnologias novas e empolgantes para nossos clientes em nível recorde.”