A Sympla, plataforma online de eventos, acaba de fechar a compra da operação da Eventick, segundo maior player do setor. Com a aquisição, a Sympla se consolida como líder do mercado brasileiro de plataforma de eventos do it yourself (em que os produtores têm gestão completa dos seus eventos). Além disso, a empresa reforça sua estratégia de capilarização no País e amplia sua presença em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. “Esta operação é um marco na jornada de crescimento e fortalecimento do mercado de plataformas de eventos no Brasil”, diz Rodrigo Cartacho, CEO da Sympla. “A chegada da Eventick vai nos permitir levar para mais produtores e compradores pelo país uma experiência de compra e gestão de eventos moderna, simples, ágil e confiável.”

Em 2016, a Sympla movimentou R$118 milhões em vendas online, um crescimento de 180% em relação ao ano passado. O número de eventos publicados e de organizadores ativos cresceu no mesmo ritmo, chegando a 58 mil e 18 mil, respectivamente. No ano que vem, a meta da empresa é crescer 150% em receita, com investimentos em mobile e abertura de novos escritórios. Em junho deste ano, a Sympla recebeu seu primeiro investimento, um aporte de R$13 milhões da Movile, multinacional brasileira líder em mobile commerce na América Latina.

Rodrigo Cartacho com os três sócios da Eventick, André Braga, Emiliano Abad e Cirdes Henrique. Foto: Divulgação

Caso raro de bootstrap no mercado brasileiro de startups, a Sympla atingiu breakeven logo cedo e por mais de 4 anos cresceu acima do mercado sem aporte de fundos de investimento. Neste período, tornou-se o site com maior número de eventos à venda no Brasil: recorde de 5.500 experiências em um mesmo dia, em centenas de cidades brasileiras, com venda média de 10 ingressos por minuto. Há uma variedade enorme de atrações, desde grandes shows até festas, eventos esportivos, congresso, cursos e encontros de networking.

Sua plataforma self-service permite que qualquer usuário crie e faça a gestão completa de seus eventos. Com liberdade e agilidade, o organizador pode criar uma página personalizada, ter o controle inteligente de seus participantes, vender ingressos digitais e físicos e realizar o check-in dos participantes. Ele gerencia seus canais de venda de forma integrada e acompanha os resultados das ações por relatórios em tempo real. A empresa também oferece soluções customizadas para eventos de médio e grande porte por meio do Sympla Pro.

O Eventick foi fundado em 2012, em Recife, por André Braga, Cirdes Henrique, Emiliano Abad (que seguem à frente da empresa), Guilherme Barreto e Thiago Diniz, com a proposta de facilitar a comercialização de ingressos por produtores que eram clientes de outras empresas dos fundadores. Ao perceberem o potencial do mercado de eventos de pequeno e médio porte, eles decidiram se juntar para criar o Eventick. Desde então, a empresa passou por uma temporada no Vale do Silício e, em seguida, mudou sua sede para São Paulo, onde foi acelerada pela ACE. O Eventick conta com uma base de 11 mil organizadores e mais de 25 mil eventos, a maior parte nas regiões Sudeste e Nordeste do país. “Estamos muito felizes em fazer parte da Sympla. É um passo importante no amadurecimento do serviço aos clientes e um avanço que trará grandes benefícios para o mercado. Com a troca de experiências e planos, podemos esperar muita coisa boa em 2017”, diz André Braga, cofundador do Eventick.