* Por Diego Carmona

Toda empresa precisa entender o cliente como participante efetivo de seu sucesso. Afinal, a organização depende de manter a clientela satisfeita para conseguir destaque no mercado e aumentar seu volume de vendas. Para conquistar esse consumidor tão essencial, conhecer seu público, ter planejamento e desenvolver campanhas chamativas são alguns dos pontos com os quais o empreendedor precisa se preocupar.

O segredo para manter os compradores interessados em consumir seus serviços é apostar na fidelização. Um público fiel traz uma série de vantagens. Além de comprar assiduamente seus produtos e dar preferência a sua loja, o cliente fiel potencializa a propaganda ao fazer o marketing boca a boca.

Para melhorar, um consumidor fiel custa de cinco a sete vezes menos para a empresa do que a atração de novos compradores. E o caminho para conquistar essa clientela é apostar em vendas bem-feitas. Que tal aprender como vender mais e com mais qualidade? A gente te ensina o passo a passo no post de hoje!

  1. Segmente o seu público

Você já ouviu falar em target? Este termo do marketing precisa ser bem entendido se seu objetivo é saber como vender mais. Pense o seguinte: os produtos que você oferece não servem a qualquer consumidor. Cada um atende a um segmento específico do mercado — e não pense que isso é ruim!

Querer atender a uma gama muito diversificada de compradores pode ser um erro fatal. Fazendo isso, você não ganha destaque em nenhum nicho, preocupando-se em servir a públicos muito distintos, e não a atender com excelência um grupo específico. Segmentar é a solução para vendas melhores.

No momento de entender e atuar a favor do seu público-alvo, a palavra foco é de extrema importância. Há muitos fatores determinantes para saber quem é seu cliente potencial: a faixa etária a que você atende, o poder de compra do consumidor e o tipo de produtos que ele busca te ajudam a entender quem ele é. Estude seu mercado!

  1. Molde a sua marca

No primeiro passo, o seu público-alvo foi bem determinado — e agora é hora de voltar as ações da empresa para essa gama de compradores. A atração do consumidor potencial começa com a criação de uma marca sólida.

A informação visual da empresa transmite seus valores para o público, portanto, é indispensável que seu material comunique ao cliente um pouco sobre o seu negócio. A partir de uma logomarca, por exemplo, é possível concluir a que tipo de consumidor sua marca serve, o que trará o público-alvo certo para dentro do seu negócio.

A marca também é primordial para te destacar da concorrência, por isso deve ser forte e exclusiva. Invista na criação de uma imagem atraente, bonita e que converse com os ideais da empresa.

  1. Direcione suas ações

Não apenas a sua marca deve ser modelada para atender ao seu potencial comprador, como também suas ações de marketing digital. Uma campanha pode ser seu primeiro contato com o consumidor, por isso ela deve despertar o interesse. Você sabe como fazer isso?

O direcionamento das suas campanhas de marketing tem início com o conhecimento do seu público. A partir da observação do gosto de seus clientes, você pode implementar divulgações que vão atingir seu target.

Alguns empreendedores se enganam pensando que as campanhas precisam custar caro. Muitas vezes, o que falta é apenas o entendimento do seu nicho de mercado, para assim fazer a divulgação certa e não desperdiçar investimentos.

Para não errar na propaganda, saiba onde está o seu consumidor e qual marketing o atinge. Ele está na internet? Nas redes sociais? Você deve saber responder a essas questões antes de gastar efetivamente com campanhas.

  1. Trabalhe seu diferencial competitivo

Qualquer empresa que se tornou referência no seu segmento só atingiu o sucesso porque soube alinhar boa gestão, investimentos certos e inovação. Sempre que o consumidor dá preferência a uma loja, espera encontrar nessa compra certas vantagens que a concorrência não lhe oferece. Isso é chamado de diferencial competitivo.

O destaque da sua companhia pode ser a qualidade dos produtos, um ambiente de compras diferenciado e até o atendimento presencial feito pela equipe de colaboradores. Para perceber no que a sua empresa se destaca, preste atenção à sua clientela. Por que ela escolhe o seu negócio em vez das concorrentes? O que sua marca tem de exclusivo?

Vender mais significa entender e potencializar o seu diferencial competitivo. Afinal, a venda se trata de dar ao cliente aquilo que ele deseja.

  1. Pratique o overdelivering

Você aprendeu que vender significa dar ao consumidor o que ele quer. Mas a conquista do cliente vai para além disso: é preciso surpreendê-lo. O overdelivering trabalha com o conceito de impressionar positivamente o cliente, dando a ele mais do que ele espera receber.

Essa tática pode ser praticada através da distribuição de brindes, descontos ou promoções. Dando esses “mimos” ao consumidor, você demonstra que o valoriza e que a satisfação e o bem-estar do comprador são preocupações da sua marca. Invista nessa medida!

  1. Treine a sua equipe

Se você quer descobrir como vender mais, saiba que um dos pontos-chave é investir em treinamento e orientação para os seus colaboradores. Afinal, a maioria dos contatos com o cliente é realizada pelo seu time.

É um erro pensar que o treinamento da sua equipe representa mais um simples gasto para a empresa. Na realidade, quando você especializa seus funcionários, está realizando um investimento que logo se tornará uma vantagem competitiva para a empresa.

Para manter o time preparado, além de oferecer cursos e treinos, é preciso dar feedbacks sempre que possível. O feedback servirá para ressaltar o que está dando certo e o que precisa ser corrigido no comportamento dos seus colaboradores, permitindo que a equipe cresça e trabalhe em prol de um objetivo comum. A sua empresa sai ganhando em competitividade e os seus clientes lucram com o atendimento de qualidade e preparado para atender a qualquer demanda.


Diego CarmonaDiego Carmona é cofundador e CVO do leadlovers. Formando em Ciência da Computação, o empresário trouxe a visão do mercado de tecnologia para o segmento de marketing para criar uma plataforma inovadora para impulsionar vendas através da internet. O leadlovers é uma plataforma pioneira no país que oferece serviços completos em automação de marketing para startups, pequenas e médias empresas e produtores do mercado digital.