* Por Diego Carmona

Muitas pessoas querem se tornar empreendedores na web, acreditando ser um caminho fácil para a lucratividade e êxito profissional. Abrir seu primeiro negócio digital pode ser difícil e intimidante. A chave para o sucesso é quebrar o processo em partes gerenciáveis, sendo realista sobre cronogramas e conseguindo as pessoas certas e recursos em torno de você para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Não só isso, mas criar um negócio digital também tem a ver com a capacidade de enxergar o futuro e prever o que o mercado está precisando, levando ao público um negócio com real poder de rentabilização para você, mas que, ao mesmo tempo, fará diferença em suas vidas.

No negócio digital, o inbound marketing, marketing de conteúdo e o uso das mídias sociais, por exemplo, são pontos obrigatórios para que o projeto prospere.

Hoje, as empresas não precisam de uma estratégia digital, mas sim de estratégias, várias, para prosperar na era digital. Portanto, se não sabe por onde começar, abaixo estão dez passos para orientar você na criação de seu primeiro negócio digital.

10 passos para abrir seu primeiro negócio digital

Passo 1: defina o seu conceito

Todos os empresários têm ideias, mas a sua ideia é fantástica?

Se você estiver iniciando um negócio online, o primeiro passo é cristalizar a sua ideia e definir o seu conceito. Qual é o seu produto ou serviço? O que isso faz? O que não faz? Para quem é? Qual é a sua visão para esse negócio? O que será o seu primeiro negócio digital?

Passo 2: avaliar a oportunidade e validar a sua ideia

O segundo passo é avaliar o tamanho da oportunidade para o seu conceito, realizando pesquisa de mercado e análise da concorrência para avaliar demanda, satisfazer as necessidades dela e preencher as lacunas no mercado.

Qual é a sua proposição de valor? Qual é a sua vantagem competitiva? Por que as pessoas vão comprar o seu produto ou serviço?

Passo 3: criar um plano de negócios

O sucesso do negócio requer planejamento. O terceiro passo é criar um plano de negócios que inclui marketing, vendas, operações e seu modelo financeiro, para determinar se a sua ideia de negócio é viável e para ajudá-lo a escolher o modelo mais rentável.

Passo 4: financiar o seu negócio

Para transformar sua ideia em um negócio bem-sucedido você precisará, muitas vezes, de dinheiro. A quarta etapa, portanto, é escolher o tipo certo de financiamento para o seu negócio.

Evidentemente, caso não tenha recursos disponíveis, isso não deve jamais ser um desmotivador, mas sim, algo a levar você a pensar em estratégias mais simples e orgânicas, apoiadas em conteúdo. Ou seja, que atraiam visibilidade a custo baixo ou zero – blogs, redes sociais, vídeos, tudo isso conta.

Passo 5: criar uma marca

Construir um grande produto digital é certamente uma das melhores ferramentas de marketing, mas nos dias de hoje não é o suficiente. Antes de começar a construir o seu produto, a etapa cinco é escolher o nome certo para o seu primeiro negócio digital e criar uma marca forte que o diferencie de seus concorrentes. Isso reforçará o seu posicionamento no mercado e encontrará ressonância com seu mercado alvo.

Lembre-se: você não terá uma segunda chance de fazer uma primeira impressão!

Passo 6: proteger legalmente o seu nome e propriedade intelectual

Uma vez que você tenha criado um nome, a etapa seis é registrar o nome da empresa, o nome de domínio e proteger sua propriedade intelectual através de direitos autorais, marcas e patentes.

Passo 7: design e construir o seu produto

Seu site e um aplicativo móvel são os aspectos mais visíveis do seu negócio. Obter o produto certo é mais crítico para o sucesso. Etapa sete é projetar, construir e lançar o seu produto mínimo viável para que você possa começar a testar e interagir o mais rápido possível.

Passo 8: comercializar o seu produto ou serviço

O sucesso de qualquer primeiro negócio digital depende de dirigir o tráfego altamente qualificado para o seu produto ou serviço. Uma vez que a medição é lançada e otimizada, o seu produto e marketing deverão maximizar a conversão de visitantes em clientes. Logo, o passo oito é desenvolver um plano de marketing usando SEO, SEM, mídias sociais e conteúdo.

Passo 9: formar parcerias

A credibilidade da marca é uma das fraquezas fundamentais de qualquer empresa. As parcerias podem aumentar a legitimidade e credibilidade de uma marca para os investidores, clientes e outros parceiros potenciais.

O passo nove é formar parcerias – estas podem ser de natureza financeira ou podem fornecer acesso para outros benefícios poderosos, tais como canais de distribuição, ou uma combinação de ambos.

Passo 10: recrutar a equipe

Encontrar o espaço de escritório certo, recrutar uma equipe forte e construir uma grande cultura juntos formam o décimo passo essencial na criação de uma empresa. Ter as pessoas certas ao seu redor no momento certo é imperativo. Garantir que você crie uma boa vibração, incuta valores comuns e desenvolva uma cultura da qual sua equipe tenha orgulho de ser parte é criticamente importante para o seu negócio ser bem-sucedido.
Para o primeiro negócio digital, seja realista!

Algumas iniciativas vão funcionar, mas outras não. As organizações precisam estar preparadas para o fracasso, não ter medo disso. Sua sobrevivência depende de compreender o que vale para o sucesso no mercado e aprender rapidamente o que não funciona.

Você também precisa ser muito dedicado e paciente para compreender que no começo as coisas serão mais difíceis, já que passará por um momento de constante adaptação e adequação.

Na hora de planejar e investir, a equipe deve estar envolvida para que os prejuízos sejam mínimos e para que a necessidade do público-alvo seja atendida. Por isso, a importância de definir bem o conceito do que você entregará no seu primeiro negócio digital – afinal, deve ser relevante para se sobressair em relação à concorrência.

Outro ponto que merece destaque é em relação ao desenvolvimento de estratégias de marketing e de campanhas de publicidade para atrair o público logo no primeiro contato, na primeira impressão. Logo, realizar uma pesquisa de mercado para descobrir o que está em falta é vital para acertar logo de cara. Não se esqueça, claro, de realizar um teste, lançando o negócio e divulgando para o público opinar etc.

Ao lançar o primeiro negócio digital, o empreendedor precisa estar ciente que a sua empresa precisará sempre se aprimorar, investindo em novas tecnologias e melhorando a experiência do usuário, o protagonista de toda a história. Dessa forma, as chances de o seu negócio prosperar por um bom tempo podem ser muito altas.


Diego CarmonaDiego Carmona é cofundador e CVO do leadlovers. Formando em Ciência da Computação, o empresário trouxe a visão do mercado de tecnologia para o segmento de marketing para criar uma plataforma inovadora para impulsionar vendas através da internet. O leadlovers é uma plataforma pioneira no país que oferece serviços completos em automação de marketing para startups, pequenas e médias empresas e produtores do mercado digital.