Elon Musk, CEO e fundador da Tesla, não estava brincando quando disse que o novo teto solar produzido pela empresa é mais bonito do que um telhado comum: as telhas com poderes de coleta de energia solar, de fato, são ótimas e, com certeza, está muito longe dos painéis de reposição óbvios e um pouco estranhos que vemos aplicados em telhados até hoje. As informações são do TechCrunch.

Os tetos solares da marca vêm em quatro estilos distintos, incluindo azulejos texturizados, de ardósia, de toscana e telha de vidro liso. Cada um deles atinge uma aparência estética diferente. Eles também são transparentes para captação solar, mas parecem opacos quando visto de um ângulo.

As versões atuais dos azulejos são 98% tão eficientes quanto painéis solares tradicionais, segundo Elon Musk. Mas a empresa está trabalhando com a 3M para a melhoria dos revestimentos que têm o potencial para ter uma eficiência maior, uma vez que podem prender a luz solar, resultando em menor perda de energia global.

telha-tesla2

Quanto ao preço, o telhado da Tesla será competitivo ou melhor do que o custo de um telhado tradicional combinado com o custo da eletricidade da rede, disse Musk. A Tesla se recusou a fornecer os preços específicos no momento, uma vez que irá depender de uma série de fatores, incluindo especificidades de instalação em casa base.

Os materiais de telhados padrão não fornecem o benefício fiscal de volta para o proprietário após a instalação, além de não melhorarem o custo da casa. Produto de Tesla faz isso, gerando energia suficiente para abastecer totalmente uma casa, com o poder projetado para ser armazenado nos novos PowerWall 2.0, unidades de bateria da Tesla, de modo que os proprietários podem manter uma reserva em caso de necessidade extra.

O produto deve começar a ser instalado nas residências no meio do próximo ano, e a Tesla pretende começar com um ou dois de suas quatro opções de azulejo, então, gradualmente, ampliar as opções ao longo do tempo. Eles são feitos de vidro de quartzo, que devem durar mais do que uma telha comum – pelo menos duas ou três vezes a longevidade -, e Musk afirmou mais tarde que “eles devem durar mais do que a casa.”