A Natura inaugura uma nova fronteira no atendimento ao cliente no Facebook por meio do Messenger, o aplicativo de mensagens instantâneas da plataforma digital. A empresa é uma das primeiras do setor de cosméticos a criar um ‘bot’, aplicação de inteligência artificial que opera em aplicativos de mensagens para automatizar respostas, que irá auxiliar os consumidores a escolher o presente de Natal ideal para cada tipo de pessoa.

Com a ajuda do ‘bot’, os clientes podem fazer escolhas mais adequadas ao responder a perguntas por meio de texto sobre, por exemplo, o estilo de vida da pessoa que vai ganhar o presente. Para acionar o bot, basta entrar na página da Natura no Facebook e mandar uma mensagem para a marca utilizando o Messenger. Depois, clicar em “começar” e em “assistente de presentes”.

“Presentear nos aproxima ainda mais das pessoas queridas. É um momento em que nos dedicamos a esse relacionamento, ao fazer escolhas que correspondam às características de cada uma delas”, diz João Paulo Ferreira, presidente da Natura. “Mas nem sempre é fácil acertar no presente. O ‘bot’ no Facebook simplifica e torna essa tarefa ainda mais agradável, oferecendo soluções surpreendentes para o consumidor”.

O Facebook lançou os ‘bots’ para o Messenger em abril de 2016, durante a F8, a conferência para desenvolvedores, e já existem mais de 30 mil bots ativos no mundo. “O Messenger do Facebook tem mais de 1 bilhão de pessoas ativas no mundo todo, o que representa um potencial de negócio incrível para as empresas”, afirma Marcos Angelini, diretor-geral do Facebook no Brasil. “Nossas tecnologias aproximam as pessoas no Brasil inteiro, permitindo que elas se conectem e compartilhem o que mais importa para eles. Estamos felizes com esta parceria com a Natura, que vai usar nossa plataforma para revolucionar a interação com seus clientes”, completa o executivo.

Para implementar o ‘bot’ na página da Natura, a empresa contou com a parceria das agências Salve e Insite, que foram as responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta. Além da assistência na escolha dos presentes, o ‘bot’ também está preparado para responder a diversas perguntas sobre a empresa e seus produtos.