A Natura investe em uma nova forma de interação com seus consumidores e consultoras, por meio de uma ferramenta que utiliza a realidade aumentada nos aplicativos da marca. Ao escanear imagens em suas revistas, utilizando o aplicativo Natura, o usuário tem acesso a conteúdos interativos e exclusivos em seu celular.

Vídeos, áudios e reportagens podem ser acessados ao apontar o celular para anúncios sinalizados nas revistas Espaço Natura – publicação com tiragem de 2,5 milhões de exemplares, que apresenta todo o portfólio da Natura à venda – e Edição Natura – publicação editorial da marca que chega à sua quarta edição em novembro de 2016.

A ferramenta foi criada pela área de tecnologia digital da Natura em parceria com a startup de desenvolvimento de software Atlantic Solutions. “A realidade aumentada permite que a Natura se conecte com seu público de maneira inovadora e divertida. Além de ler nossas revistas, ele agora pode ouvir músicas e assistir a conteúdos adicionais em seu celular”, diz Agenor Leão, vice-presidente de tecnologia digital da Natura.

Com a ferramenta de realidade aumentada, o usuário pode acessar outros conteúdos no aplicativo Natura, como um vídeo com o making of do ensaio “Perfume de Vestir”, em que estilistas interpretam os caminhos olfativos sensoriais da perfumaria da marca; e uma playlist de música brasileira que complementa uma reportagem sobre o programa Natura Musical.

No app Natura, é possível comprar produtos da Natura, com entrega em casa, localizar a consultora ou outros pontos de venda (lojas próprias e farmácias) mais próximos, fazer uma assinatura para receber periodicamente os produtos da linha de cuidados diários SOU.

O recurso de realidade aumentada também está disponível no aplicativo Consultoria Natura, utilizado pelas consultoras da marca – uma ferramenta que promove a inclusão digital das consultoras e a mobilidade das consultoras, que pode ser usada para encomendar produtos, visualizar promoções, gerir as finanças.

Pedidos por voz

Uma das inovações recentes nesse aplicativo foi o recurso de pedidos por voz. Pressionando um botão de microfone, a Consultora pode falar os códigos e quantidades dos produtos desejados, e esses serão adicionados ao pedido. Essa funcionalidade foi inspirada nos áudios enviados pelas consultoras via Whatsapp. Atualmente, cerca de 10% dos pedidos já são realizados por meio do recurso.

“Hoje estamos no bolso das consultoras. Aquelas que usam o aplicativo tiveram um ganho de produtividade e, cada vez mais, buscamos trazer a tecnologia digital para alavancar o negócio”, afirma o vice-presidente de tecnologia digital da Natura.