Ir para o conteudo

Google compra startup de rastreamento ocular para impulsionar seus hardwares de VR

A missão do Google para trazer realidade virtual para as massas resultou no desenvolvimento do Daydream View e Cardboard, mas a empresa não está parando por aí. Em julho, recebemos a notícia de que o gigante das buscas estava secretamente trabalhando em um novo fone de ouvido high-end autônomo, e que agora sabemos que o Google vai incorporar rastreamento ocular e usar sensores para ajudar os usuários interagirem com os espaços virtuais na frente deles. Para ajudá-lo a fazer exatamente isso, o Google confirmou a aquisição de Eyefluence, uma startup de três anos de idade, que é especializada em transformar os movimentos dos olhos em ações virtuais.

O CEO e fundador da startup, Jim Marggraff, já desenvolveu um software que vê o que você está olhando e diz se você está interessado ou simplesmente entediado por aquilo. Por enquanto, o Google não esclareceu com o que a equipe da Eyefluence vai especificamente trabalhar, mas a sua tecnologia parece um ajuste natural para uma empresa que pretende diferenciar a sua oferta da Oculus Rift e HTC Vive.

Mas o Google não é a primeira empresa que está se adiantando em realidade virtual ótica. A FOVE, uma startup que arrecadou US$ 480 mil no Kickstarter, abrirá pré-encomendas para o seu próprio fone de ouvido de rastreamento ocular no início do próximo mês. “Ao longo dos últimos três anos e meio nós construímos uma equipe incrível, e avançamos a nossa tecnologia de interação ocular, o que nos ajudou a criar parcerias fortes que nos levam ao desenvolvimento de uma linguagem completamente nova para este tipo de interação”, disse a Eyefluence em um comunicado. “Com as nossas forças combinadas, vamos continuar a avançar a tecnologia de rastreamento ocular para expandir o potencial humano e empatia em uma escala ainda maior”, completa.

Fonte: Engadget

Marystela Barbosa
Jornalista do Startupi, formada pela FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Quer ter seu texto publicado pelo STARTUPI? Envie um email para contato@startupi.com.br

Matérias Relacionadas